Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8303
Tipo: | Monografia |
Título: | “A geografia está em tudo!” Pesquisa e práticas de estratégias educativas na geografia escolar |
Autor(es): | Barbosa, Ana Julia do Carmo |
Primeiro Orientador: | Desiderio, Raphaela de Toledo |
Primeiro membro da banca: | Dal Pont, Karina Rousseng |
Segundo membro da banca: | Pereira, Ana Maria de Oliveira |
Resumo: | Este estudo apresenta reflexões oriundas de experiências docentes. Trata de uma escrita que se dá a partir de experiências com a geografia escolar, de pesquisas e práticas de estratégias educativas elaboradas e realizadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. As experiências apresentadas funcionam como ponto de partida, como cenas a partir das quais se pensa o ensino de Geografia, suas abordagens. A noção de experiência é mobilizada na pesquisa a partir da referência de Jorge Larrosa. A investigação de estratégias educativas para a abordagem de questões físico-naturais é realizada a partir das noções de desenvolvimento espacial e raciocínio geográfico presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da proposta de Cavalcanti (2019) de “pensar pela geografia”. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os conteúdos de Geografia, vinculados às questões físico-naturais, são apresentadas no documento curricular nacional, assim como pensar a respeito de estratégias educativas que sejam capazes de desenvolver o pensamento geográfico na escola. Para isso, compartilho algumas vivências e apresento as estratégias pedagógicas que adotei em minhas aulas, buscando refletir sobre elas em relação aos objetos de conhecimento e habilidades específicas para a área da Geografia. É possível concluir que as experiências desenvolvidas com a turma e as estratégias utilizadas para a compreensão de questões físico-naturais na Geografia se aproximam tanto das noções de pensamento espacial e raciocínio geográfico presentes na BNCC como da proposta teórico-metodológica de “pensar pela geografia” e que dialogam com as concepções teóricas e metodológicas apresentadas pelo documento oficial e pela pesquisadora da área de estudo. |
Abstract/Resumen: | This study presents reflections drawn from teaching experiences. It explores writing that emerges from engagements with school geography, research, and practical implementation of educational strategies developed and applied in a 6th-grade elementary school classroom. The experiences presented serve as a starting point, framing scenes through which the teaching of geography and its approaches are examined. The concept of experience is mobilized in this research based on the work of Jorge Larrosa. The investigation into educational strategies for addressing physical and natural topics is guided by the notions of spatial development and geographical reasoning found in the National Common Curricular Base (BNCC) and Cavalcanti's (2019) proposal to "think through geography." The objective of this research was to analyze how Geography content related to physical and natural themes is presented in the national curricular document, as well as to propose educational strategies capable of developing geographical thinking in schools. To achieve this, I share some classroom experiences and present the pedagogical strategies adopted, reflecting on their alignment with the knowledge objectives and specific skills outlined for Geography. The study concludes that the classroom experiences and strategies employed to understand physical and natural aspects in Geography align with the spatial thinking and geographical reasoning concepts outlined in the BNCC and resonate with the theoretical-methodological framework of "thinking through geography." These findings reflect a dialogue between the theoretical and methodological conceptions presented by the official document and the field researcher. |
Palavras-chave: | Experiências Estratégias Educativas Geografia Escolar Pensamento geográfico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8303 |
Data do documento: | Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.