Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8318
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios de uma escola do campo: diálogo entre a cultura da comunidade e a proposta pedagógica da escola municipal de ensino fundamental Roque Gonzales, de Vitória das Missões-RS |
Autor(es): | Gomes, Rafaéla Pavéglio |
Primeiro Orientador: | Arenhart, Livio Osvaldo |
Primeiro membro da banca: | Rigo, Neusete Machado |
Segundo membro da banca: | Kuhn, Martin |
Resumo: | A presente dissertação resulta de pesquisa empírica realizada em Vitória das Missões-RS, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roque Gonzales, situada na Esquina Redin, zona rural. A problemática central da dissertação está na luta constante da escola para permanecer prestativa e ajustada às realidades locais, enquanto enfrenta obstáculos relacionados à formação de professores, à integração com a comunidade e aos aspectos estruturais próprios de uma escola do meio rural. Buscou-se analisar as relações entre a EMEF Roque Gonzales e a comunidade da Esquina Redin, visando compreender os desafios que uma escola do campo enfrenta ao dialogar com a cultura e as demandas locais. O conjunto dos procedimentos de pesquisa constitui um estudo de caso histórico-organizacional, visando entender a auto-organização dessa escola em suas relações passadas e presentes com a comunidade. A metodologia qualitativa utilizada envolveu entrevistas com a Secretária Municipal de Educação de Vitória das Missões e a Diretora da EMEF Roque Gonzales, além de questionários aplicados a professores. A dissertação registra também as vozes de mães e pais, ouvidos em grupo focal pela pesquisadora. A interpretação dessas vozes foi feita à luz da legislação nacional, estadual e municipal sobre a organização curricular das escolas do campo, e do projeto pedagógico da EMEF Roque Gonzales. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para interpretar os dados produzidos. A produção teórico-prática sobre Educação do Campo e as concepções de Desenvolvimento Humano e respectivas capacitações (capabilities), de acordo com A. Sen (2000) e M. Nussbaum (2015), serviram de base teórica para a pesquisa. Os resultados mostraram que a colaboração entre a escola e a comunidade é essencial a fim de capacitar as crianças e adolescentes do campo para o exercício da cidadania, fortalecer a identidade local e aumentar a participação familiar nas atividades escolares. Além disso, identificou-se a necessidade de formação contínua para professores, visando atender melhor às especificidades culturais da comunidade camponesa. Esses achados podem contribuir para aprimorar as relações entre a escola e a comunidade, além de explorar possibilidades teórico-práticas para enfrentar os desafios das escolas do campo. |
Abstract/Resumen: | This dissertation is the result of empirical research carried out in Vitória das Missões-RS, at the Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roque Gonzales, located in Esquina Redin, rural area. The central problem of the dissertation is the school's constant struggle to remain helpful and adjusted to local realities, while facing obstacles related to teacher training, integration with the community and the structural aspects typical of a rural school. We sought to analyze the relationships between EMEF Roque Gonzales and the Esquina Redin community, aiming to understand the challenges that a rural school faces when dialoguing with local culture and demands. The set of research procedures constitutes a historical-organizational case study, aiming to understand the self-organization of this school in its past and present relationships with the community. The qualitative methodology used involved interviews with the Municipal Secretary of Education of Vitória das Missões and the Director of EMEF Roque Gonzales, in addition to questionnaires administered to teachers. The dissertation also records the voices of mothers and fathers, heard in a focus group by the researcher. The interpretation of these voices was made in light of national, state and municipal legislation on the curricular organization of rural schools, and the pedagogical project of EMEF Roque Gonzales. Discursive Textual Analysis was used to interpret the data produced. The theoretical-practical production on Rural Education and the concepts of Human Development and respective capabilities, according to A. Sen (2000) and M. Nussbaum (2015), served as the theoretical basis for the research. The results showed that collaboration between the school and the community is essential in order to train rural children and adolescents to exercise citizenship, strengthen local identity and increase family participation in school activities. Furthermore, the need for ongoing training for teachers was identified, aiming to better meet the cultural specificities of the peasant community. These findings can contribute to improving relations between the school and the community, in addition to exploring theoretical-practical possibilities to face the challenges of rural schools. |
Palavras-chave: | Escola de ensino fundamental Escola rural Cultura Comunidade rural Desenvolvimento humano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8318 |
Data do documento: | 2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GOMES.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.