Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Claudecir dos-
dc.creatorGrosseli, Camila-
dc.date2024-12-19-
dc.date.accessioned2025-03-07T18:03:49Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-07T18:03:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8365-
dc.description.abstractProfessor, researcher, sociologist and politician, but most importantly a Brazilian citizen, Florestan Fernandes is the author of an extensive body of work that guides the understanding of Brazil from its educational system perspective. According to his biographical studies, he strongly advocated for an education acessible to all, believing that every citizen should have access to every educational opportunity avaible, that being the core of his concept of democratic education. In order for this to be consolidated, Florestan Fernandes defended the creation of a high-quality public school that is emancipatory, humanazing and commited to social equality. The fullfilment of this, among other dedemands require investiments in education, but also proactive and clear atittudes regarding the actual conditions for these investments. Guided by this context, the present objective of this research is focused in analysing the aspects of Florestan Fernandes’ political journey that converge with the developing of a democratic education. For that, two main objectives are set: 1)Examine the proposals, projects and amendments presented by Florestan Fernandes between 1987 and 1995, As well as the stenographic notes of the plenary sessions, in order to identify elements that align with the concept of democratic education advocated by him; and, 2) identify and emphasize aspects of his political journey that strengthen the defense of a democratic education. Methodologically, the research is caractherized as a bibliographic and documentary analysis guided by the Laurence Bardin Content Analysis method. This method allowed the examination of documents and problematized one question: to what extent Florestan Fernandes’ actions as a federal deputy were aligned to the concept of democratic education which is present in his works about Brazilian education? The research demonstrated that the experience of a public, democratic, secular, high-quality school to all is primordial to democracy. In this sense “Once again called” is a continuous call to whom, just as Florestan Fernandes, have these perceptions regarding the school and the educationpt_BR
dc.description.resumoProfessor, pesquisador, sociólogo e político, mas, acima de tudo, cidadão brasileiro, Florestan Fernandes é autor de uma vasta obra que nos ajuda a interpretar o Brasil a partir da educação. De acordo com seus escritos biográficos, ele atuou fortemente na defesa de uma educação acessível a todos, acreditando que cada cidadão deveria ter oportunidades educacionais plenas, sendo esse o cerne do seu conceito de educação democrática. Para que isso se concretizasse, Florestan Fernandes defendia a criação de uma escola pública de qualidade, emancipadora, humanizadora e comprometida com a igualdade social. O atendimento dessa e de outras demandas exige investimentos na educação, mas, também, atitudes propositivas e claras quanto às condições efetivas para tais investimentos. Guiado por esse contexto, o objetivo da presente pesquisa se concentra em analisar aspectos da trajetória política de Florestan Fernandes que convergem com o desenvolvimento de uma educação democrática. Para isso, estabelece dois objetivos específicos: 1) Examinar as proposições, os projetos e as emendas apresentadas por Florestan Fernandes entre 1987 e 1995, bem como as notas taquigráficas das sessões plenárias, a fim de identificar elementos que dialoguem com o conceito de educação democrática por ele defendido; e 2) Identificar e destacar aspectos de sua trajetória política que reforçam a defesa da educação democrática. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico e documental guiado pela Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Esse método nos permitiu examinar documentos e problematizar uma questão: até que ponto as ações de Florestan Fernandes como deputado federal se alinham ao conceito de educação democrática presente em suas obras sobre a educação brasileira? A pesquisa demonstrou que a vivência de uma escola pública, democrática, laica, de qualidade e para todos é primordial para a democracia. Nesse sentido, “Mais Uma Vez Convocados” é um convite contínuo para quem, assim como Florestan Fernandes, tem essas percepções para com a escola e a educaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-07T13:42:05Z No. of bitstreams: 1 GROSSELI.pdf: 2098750 bytes, checksum: 9f8922558d8cba66b1093b0c525e914c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-07T18:03:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GROSSELI.pdf: 2098750 bytes, checksum: 9f8922558d8cba66b1093b0c525e914c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T18:03:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GROSSELI.pdf: 2098750 bytes, checksum: 9f8922558d8cba66b1093b0c525e914c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocracia participativapt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectFlorestan Fernandespt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.title“Mais uma vez convocados”: a atuação política de Florestan Fernandes no desenvolvimento de uma educação democráticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GROSSELI.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.