Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da-
dc.contributor.referee2Rocha, Claudia Smuck da-
dc.creatorMierwinski, Dalana Cléris-
dc.date2016-12-12-
dc.date.accessioned2017-07-28T18:56:06Z-
dc.date.available2017-07-28T18:56:06Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir da matriz curricular da formação inicial dos(das) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS com relação à preparação para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E assim, responder ao meu questionamento principal: como os cursos de licenciatura da UFFS preparam os(as) acadêmicos(as) para atuarem em turmas de EJA? O referencial teórico teve como base produções bibliográficas sobre a caracterização da Educação de Jovens e Adultos, bem como a formação inicial de professores. No primeiro capítulo busco caracterizar historicamente a Educação de Jovens e Adultos. O segundo capítulo, tem como intuito apresentar aspectos históricos da formação de professores para compreender um pouco a atual configuração. E a segunda parte deste capítulo, busca revisar referencial teórico sobre os elementos relevantes da formação inicial de professores na EJA. Por fim, no terceiro capítulo apresento a UFFS e o seu compromisso com a formação docente, finalizando com a análise do material empírico (22 PPCs e ementas das Licenciaturas da UFFS), e as reflexões que este trabalho me proporcionou. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso sinalizou para a necessidade da UFFS repensar a organização curricular da formação inicial dos(as) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura com relação a formação para a atuação na EJA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-28T13:40:31Z No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-28T18:56:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-28T18:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos na formação inicial de professores: examinando a matriz curricular da UFFSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIERWINSKI.pdf742,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.