Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Claudia Smuck da | - |
dc.creator | Mierwinski, Dalana Cléris | - |
dc.date | 2016-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T18:56:06Z | - |
dc.date.available | 2017-07-28T18:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir da matriz curricular da formação inicial dos(das) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS com relação à preparação para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E assim, responder ao meu questionamento principal: como os cursos de licenciatura da UFFS preparam os(as) acadêmicos(as) para atuarem em turmas de EJA? O referencial teórico teve como base produções bibliográficas sobre a caracterização da Educação de Jovens e Adultos, bem como a formação inicial de professores. No primeiro capítulo busco caracterizar historicamente a Educação de Jovens e Adultos. O segundo capítulo, tem como intuito apresentar aspectos históricos da formação de professores para compreender um pouco a atual configuração. E a segunda parte deste capítulo, busca revisar referencial teórico sobre os elementos relevantes da formação inicial de professores na EJA. Por fim, no terceiro capítulo apresento a UFFS e o seu compromisso com a formação docente, finalizando com a análise do material empírico (22 PPCs e ementas das Licenciaturas da UFFS), e as reflexões que este trabalho me proporcionou. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso sinalizou para a necessidade da UFFS repensar a organização curricular da formação inicial dos(as) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura com relação a formação para a atuação na EJA. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-28T13:40:31Z No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-28T18:56:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-28T18:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIERWINSKI.pdf: 760053 bytes, checksum: 0ea0f0ef1d3de39fa801bf172d8c2ed5 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Matriz curricular | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos na formação inicial de professores: examinando a matriz curricular da UFFS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIERWINSKI.pdf | 742,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.