Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.contributor.referee1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee2Bulegon, Ana Marli-
dc.creatorQuadra, Luana Zimpel de-
dc.date2024-12-19-
dc.date.accessioned2025-03-13T11:06:24Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-13T11:06:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8378-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the area of Science Teaching (Ensino de Ciências – EC) with particular attention to enhancing Critical Thinking (Pensamento Crítico – PC) in early childhood education (Anos Iniciais – AI). Gradually, PC is becoming more prevalent in studies among Teachers2, due to its need and demand in current times when students must effectively assume a position in various scenarios. In order to accomplish this, one must exhibit the skill to question, criticize and make assertive, appropriate and satisfactory decisions. This research focuses on the following problem: How to promote Critical Thinking in the EC of Elementar y School AIs through effective teaching methods? To tackle this question, as a general objective, we intend to investigate pedagogical strategies for teaching Science in AIs with potential for promoting PC. The study employed a qualitative approach, beginning with a literature review of the state of knowledge, followed by a case study, that involved conducting seven interviews with Teachers who work in the Initial Years. The teaching staff completed initial training in Teaching and/or Pedagogy and also in the areas of Science, namely: Biology, Chemistry, Physics, Mathematics and the like. In the third phase, Teachers took part in narrative research, participating in a group discussion designed to enrich their comprehension of critical thinking concepts and to share approaches for encouraging its development. Once the narratives had been developed, they were transformed into monads, since these are important for reflecting on one's own practice and for improving teaching performance. Utilizing Bardin's Content Analysis framework (2016), all research data underwent a thorough evaluation in three distinct steps: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results. Ethical precepts were respected, safeguarding the anonymity of the educators involved. This investigation produced various insights and reflections concerning the inadequate preparation of Teachers in both their foundational and continuous education in Early Childhood, especially in terms of nurturing Critical Thinking. This was particularly evident in the advancement of Critical Thinking, illustrated by the case study and narrative research, along with the limited studies addressing this topic in the Early Years, which were observed and analyzed through the bibliographic review.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação contemplamos as pesquisas no Ensino de Ciências (EC) com foco no Pensamento Crítico (PC) nos Anos Iniciais (AIs). Gradualmente o PC está ganhando seu espaço nos estudos entre os Professores1, visto sua necessidade e demanda nos tempos atuais em que os alunos carecem se posicionar diante das situações em que são postos, com capacidades de questionamentos, críticas e tomadas de decisão assertivas, adequadas e satisfatórias. O referido estudo é baseado na seguinte problemática: Como promover o Pensamento Crítico no EC dos AIs do Ensino Fundamental por meio de estratégias pedagógicas? Para responder esse questionamento buscamos, como objetivo geral, investigar estratégias pedagógicas para ensinar Ciências nos AIs com potencial para a promoção do PC. A pesquisa teve abordagem qualitativa, iniciando, em sua primeira etapa, com uma revisão bibliográfica do tipo estado do conhecimento, e, posteriormente, um estudo de caso, em que foram realizadas sete entrevistas com Professoras que atuam nos Anos Iniciais, tendo suas formações iniciais no Magistério e/ou Pedagogia e também na área de Ciências, quais sejam, Biologia, Química, Física, Matemática e afins. A entrevista contou com oito questões voltadas para a formação, o planejamento e a metodologia no Ensino de Ciências bem como as estratégias direcionadas ao PC. A terceira etapa contempla uma pesquisa narrativa, em que as Professoras participaram de uma roda de conversa com aprofundamento de concepções teóricas e práticas de PC e discussão de estratégias promotoras do PC, com posterior escrita de suas narrativas, que se transformaram em mônadas, posto que essas são importantes para uma reflexão da própria prática e para uma melhor atuação docente. Todas as informações da pesquisa foram analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2016) em suas três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os preceitos éticos foram respeitados, mantendo-se o anonimato das Professoras participantes. O referido estudo gerou muitos aprendizados e reflexões sobre a falta de preparo dos Professores nas formações inicial e continuada no EC, em especial ao desenvolvimento do Pensamento Crítico, visto no estudo de caso e na pesquisa narrativa, bem como sobre os poucos estudos na temática voltados aos Anos Iniciais, observados e analisados por meio da revisão bibliográfica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2025-03-11T19:20:10Z No. of bitstreams: 1 QUADRA.pdf: 2777854 bytes, checksum: d4403359c612cf6a165372932da577a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-13T11:06:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 QUADRA.pdf: 2777854 bytes, checksum: d4403359c612cf6a165372932da577a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T11:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUADRA.pdf: 2777854 bytes, checksum: d4403359c612cf6a165372932da577a8 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleEstratégias para ensinar ciências nos anos iniciais e seu potencial para a promoção do pensamento críticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUADRA.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.