Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/839
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Manoel Dias da-
dc.creatorOlivar, Nidia Lara-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:31:21Z-
dc.date.available2017-08-03-
dc.date.available2017-08-03T19:31:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/839-
dc.description.abstractThe present article analyzes the relations between theoretical elements of Norbert Elias’ Sociology, and the Brazilian scholar system. In a first moment, the main transformations and changes in society and in Brazilian education in a period between 1870 and 1970 were recorded. Hereafter, based on the review of the theoretical concepts relating the Figurational Sociology and Elias’ theoretical and conceptual reflections, in the attempt to relate him to the field of education. Lastly, the article indicates the need to proceed with the researches related to the Theory of Civilizing Processes in regard of the educational theories, meaning to establish linkages with other fields of knowledge in order to advance in researches and discussions about the concept of civilization and the topic of school education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar as relações entre elementos teóricos da Sociologia de Norbert Elias e a educação escolar no Brasil. Em um primeiro momento, registraram-se as principais transformações e mudanças na sociedade e na educação brasileira no período delimitado entre os anos de 1870 e 1970. A seguir parte da revisão de conceitos teóricos atinentes à Sociologia “Figuracional” e das reflexões teóricas e conceituais de Elias na tentativa de relacioná-lo com o campo da educação. Por fim, aponta para a necessidade de se continuar as pesquisas relacionadas à Teoria dos Processos Civilizatórios em relação às teorias da educação, no sentido de estabelecer articulações com outros campos do conhecimento a fim de se avançar cada vez mais nas pesquisas e discussões sobre o conceito de civilização e a temática da educação escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:15:22Z No. of bitstreams: 1 OLIVAR.pdf: 999663 bytes, checksum: ff26059aced8a5fb4f784859b93a7123 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-03T19:31:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVAR.pdf: 999663 bytes, checksum: ff26059aced8a5fb4f784859b93a7123 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T19:31:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVAR.pdf: 999663 bytes, checksum: ff26059aced8a5fb4f784859b93a7123 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectCivilizaçãopt_BR
dc.titleContribuições da Teoria dos Processos Civilizadores de Norbert Elias para pensar a educação escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVAR.pdf976,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.