Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8404
Type: Monografia
Title: “Nelas próprias e nos filhos nascidos dos estupros, mulheres que encontraram uma fonte viva de coragem e a força para sobreviver” na obra A Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga
Author: Rocha, Priscila Santos
First advisor: Vicenzi, Renilda
Resume: Este trabalho apresenta, a partir dos conceitos de raça e gênero, a literatura africana, com foco na representação da mulher negra tutsi. A fonte de pesquisa é a obra "A mulher de pés descalços", de Scholastique Mukasonga. A pesquisa parte do interesse em estudar a história da África e utilizar a literatura africana como uma ferramenta para evidenciar as vivências culturais dos africanos, especialmente das mulheres. A pergunta de pesquisa é: como a representação da mulher negra tutsi é apresentada no texto literário em relação à sua cultura material e imaterial? A partir da perspectiva do feminismo negro, serão analisadas as representações femininas e, para responder, apresentamos os principais aspectos da sociedade Banyarwanda, que era dividida socialmente entre os tutsi e hutus, e como essa divisão foi influenciada pelo processo colonial e pelas ações dos hutus, que culminaram no manifesto hutu e no conflito de 1994. Na sequência, categorias como relações femininas de solidariedade, trabalho, educação formal e maternidade, com base nas teorias de autoras como bell hooks, Grada Kilomba e Patrícia Hill Collins, serão utilizadas para analisar a representação da mulher negra tutsi no texto literário, identificando como sua cultura material e imaterial são retratadas. Espera-se que este estudo contribua para ampliar o conhecimento sobre a literatura africana, a representação da mulher negra tutsi e as questões de raça e gênero. Além disso, este trabalho almeja fortalecer o debate em torno do feminismo negro e suas contribuições para a compreensão da experiência das mulheres negras em contextos históricos e culturais específicos
Abstract: This work presents, from the concepts of race and gender, African literature, focusing on the representation of black tutsi women. The research source is the work "The woman with bare feet", by Scholastique Mukasonga. The research starts from the interest in studying the history of Africa and using African literature as a tool to highlight the cultural experiences of Africans, especially women. The research question is: how is the representation of black tutsi women presented in the literary text about their material and immaterial culture? From the perspective of black feminism, female representations will be analyzed and, to respond, we present the main aspects of Banyarwanda society, which was socially divided between Tutsi and Hutus, and how this division was influenced by the colonial process and by the actions of the Hutus, which culminated in the Hutu manifesto and the 1994 conflict. In the sequence, categories such as female relations of solidarity, work, formal education, and motherhood, based on the theories of authors such as bell hooks, Grada Kilomba, and Patrícia Hill Collins, will be used to analyze the representation of black tutsi women in the literary text, identifying how their material and immaterial culture is portrayed. Hopefully, this study will contribute to expanding knowledge about African literature, the representation of black tutsi women, and issues of race and gender. In addition, this work aims to strengthen the debate around black feminism and its contributions to understanding the experience of black women in specific historical and cultural contexts
Keywords: Literatura africana
Grupos étnicos
Gêneros (Grupos sociais)
Mulheres negras
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8404
Issue Date: 2023
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROCHA.pdf812,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.