Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Eric Duarte-
dc.creatorMaronesi, Luana-
dc.date2024-12-03-
dc.date.accessioned2025-03-25T14:09:57Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-25T14:09:57Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8432-
dc.description.abstractEn 2023, el Frente Parlamentario Agrícola (FPA) publicó una Nota Oficial solicitando la cancelación de tres preguntas del Enem de ese año que criticaban el agronegocio y la élite conservadora. Esta petición presenta la construcción ideológica del cuestionamiento bolsonarista dirigido a la educación, ya que las cuestiones del Enem confrontaron valores conservadores. A partir de solicitudes de la FPA, esta investigación tiene como objetivo analizar la lucha por el dominio de los conocimientos que se movilizan sobre el agronegocio en Enem. Nuestro corpus de análisis es la Nota Oficial publicada por la FPA y partes de la entrevista al diputado federal y presidente de la FPA, Pedro Lupión, durante una conferencia de prensa con seis secuencias discursivas, tres de la Nota Oficial y tres de la entrevista. Según los argumentos presentados en las publicaciones, las preguntas del Enem tienen un sesgo ideológico y no científico y los involucrados piden una postura del Ministro de Educación y del INEP sobre por qué las preguntas fueron preparadas de esa manera. Por lo tanto, nuestro problema de investigación es un análisis del discurso de la ideología conservadora presente en las solicitudes, que buscan el dominio discursivo de la educación brasileña. Para ello, analizamos la disputa por la hegemonía cultural del país y la llamada “Guerra Cultural” librada contra nuevos valores sociales que se alejan de los valores conservadores analizados por João Cezar de Castro Rocha y Frederico Rios C. Dos Santos. Se realizó un análisis del discurso político, a partir de la noción de objeto de discurso de Michel Foucault. A partir de esta investigación verificamos la formación ideológica presente en el discurso político conservador brasileño.pt_BR
dc.description.resumoEm 2023, a Frente Parlamentar Agropecuário (FPA) publicou uma Nota Oficial solicitando o cancelamento de três questões do Enem daquele ano que criticavam o agronegócio e a elite conservadora. Essa solicitação apresenta a construção ideológica do questionamento bolsonarista direcionado para a educação, já que as questões do Enem afrontavam os valores conservadores. Com base nos pedidos da FPA, esta pesquisa objetiva analisar a luta pelo domínio do conhecimento que é mobilizado sobre o agronegócio no Enem. Nosso corpus de análise é a Nota Oficial publicada pela FPA e partes da entrevista do deputado federal e presidente da FPA, Pedro Lupion, durante uma coletiva de imprensa com seis sequências discursivas, sendo três da Nota Oficial e três da entrevista. Segundo os argumentos presentes nas publicações, as questões do Enem possuem viés ideológico e não científico e os envolvidos pedem um posicionamento do ministro da educação e do INEP do porquê as questões foram elaboradas daquela forma. Sendo assim, nosso problema de pesquisa é uma análise do discurso da ideologia conservadora presente nas solicitações, que buscam o domínio discursivo da educação brasileira. Para isso, analisamos a disputa pela hegemonia cultural do país e a chamada “Guerra Cultural” travada contra os novos valores sociais que se distanciam dos valores conservadores analisada por João Cezar de Castro Rocha e Frederico Rios C. dos Santos. Foi feita uma análise do discurso político, a partir da noção de objeto de discurso de Michel Foucault. A partir desta pesquisa verificamos a formação ideológica presente no discurso político conservador brasileiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-18T14:47:27Z No. of bitstreams: 1 MARONESI.pdf: 3930283 bytes, checksum: eeb54e4d7b808e088613837a57f352f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-25T14:09:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARONESI.pdf: 3930283 bytes, checksum: eeb54e4d7b808e088613837a57f352f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T14:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARONESI.pdf: 3930283 bytes, checksum: eeb54e4d7b808e088613837a57f352f1 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectConflito socialpt_BR
dc.subjectDiscurso Políticopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleA educação como alvo do discurso da guerra cultural: a Frente Parlamentar Agropecuária e o ENEMpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARONESI.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.