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Tipo: Dissertação
Título: A musicalidade da paisagem: sentidos, representações e bem-estar a partir da paisagem sonora em Chapecó/SC
Autor(es): Guido, Cauã dos Santos
Primeiro Orientador: Campos, Fernando Rossetto Gallego
Resumo: O presente trabalho dedica-se ao debate sobre os elementos da paisagem sonora em Chapecó, em Santa Catarina, e a traçar como os sons e ruídos interagem com a subjetividade e capacidade de apreensão dessa paisagem. Objetiva-se, a partir de uma abordagem cultural da categoria da paisagem, analisar as relações entre os sentidos, percepções e bem-estar desta paisagem. A partir da percepção e sucessão da experiência cotidiana, exploramos indícios que relacionam estes eventos com a promoção de bem-estar ou agravos à saúde. Investigamos também como a musicalidade, enquanto um agente conformador da paisagem, interfere na dinâmica de interpretação sonora. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir de um estudo de caso, onde realizamos fixações fonográficas enquanto retratos da paisagem. Paralelamente, foram realizadas entrevistas com a população local, e, em um terceiro momento, as gravações foram apresentadas junto a um questionário com a finalidade de identificar se há uma orientação à determinadas emoções a partir do teste de circumplexo de Russel. As bases da teoria das representações viabilizam, dentro de uma abordagem da geografia cultural, debater como o subjetivo interfere nesta dinâmica. Com as considerações da pesquisa, levantamos como resultado elementos que agregam à discussão da relevância dos elementos sonoros da paisagem na vida das pessoas, e como o ente que ouve se relaciona com o espaço. Citamos o debate sobre a interação do silêncio, onde questionamos os estudos que apontam a restrição do volume dos sons como resolução dos problemas pertinentes à ambientação sonora; a emulação da paisagem sonora virtualizada por ferramentas tecnológicas; e a classificação dos sons em entidades culturais como ferramenta efetiva de avançar no debate sobre a paisagem sonora considerando os aspectos subjetivos e simbólicos. Por fim, instigamos o debate da paisagem sonora como um complexo formado não só pelos sons no espaço, mas pela capacidade humana e social de apropriação e interpretação: as paisagens sonoras estão nas pessoas.
Abstract/Resumen: This study focuses on the debate about the elements of the soundscape in Chapecó, Santa Catarina, and aims to outline how sounds and noises interact with subjectivity and the ability to apprehend this landscape. The objective, based on a cultural approach to the landscape category, is to analyze the relationships between the senses, perceptions, and well-being within this landscape. Through the perception and succession of daily experiences, we explore evidence that relates these events to the promotion of well-being or health issues. We also investigate how musicality, as a shaping agent of the landscape, interferes with the dynamics of sound interpretation. The research development is based on a case study, where we conduct phonographic fixations as portraits of the landscape. Concurrently, interviews with the local population were carried out, and in a third stage, the recordings were presented along with a questionnaire to identify if there is an orientation towards certain emotions based on Russell's circumplex test. The foundations of representation theory enable, within a cultural geography approach, a discussion on how subjectivity interferes with this dynamic. With the research considerations, we raise as results elements that add to the discussion of the relevance of sonic landscape elements in people's lives, and how the listening entity relates to space. We cite the debate on the interaction of silence, where we question studies that point to the restriction of sound volume as a resolution to problems pertinent to sonic ambiance; the emulation of the soundscape virtualized by technological tools; and the classification of sounds into cultural entities as an effective tool to advance the debate on soundscape considering subjective and symbolic aspects. Finally, we instigate the debate of the soundscape as a complex formed not only by sounds in space but by the human and social capacity for appropriation and interpretation: soundscapes are within people.
Palavras-chave: Geografia cultural
Elementos musicais
Qualidade de vida
Paisagem urbana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8438
Data do documento: 2025
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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