Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flain, Angela Luzia Garay-
dc.creatorMachado, Vicktória Valente-
dc.date2024-11-25-
dc.date.accessioned2025-03-25T14:57:17Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-25T14:57:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8443-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo analizar las experiencias de pasantías en español durante la pandemia de COVID-19, que ocurrieron a través del formato remoto de emergencia, en la Universidad Federal de Fronteira Sul (UFFS). La investigación presenta el Programa de Residencia Pedagógica (PRP), y sus aportes a la formación docente, analizando cómo se dio el proceso de práctica docente durante el período de pandemia, así como la importancia de los recursos tecnológicos y las adversidades en este contexto. La metodología adoptada fue la investigación documental, que implicó la recopilación y análisis de informes de prácticas para comprender los desafíos, adaptaciones y uso de tecnologías en la enseñanza remota de español durante la pandemia de 2020. Los datos fueron organizados a partir de cinco informes de parejas de estudiantes del curso de Letras Portugués y Español, matriculados en el Estágio Supervisionado de Lengua Española IV, priorizando fuentes que abordaron las estrategias de adaptación del proceso de prácticas a través de las pantallas digitales, los desafíos enfrentados por profesores y estudiantes, y los beneficios de esta experiencia. Los resultados de la investigación mostraron cómo el acceso a internet y a dispositivos electrónicos perjudicaron significativamente la interacción entre docentes y estudiantes. Y, resaltaron los aspectos positivos de experimentar nuevas metodologías de enseñanza, contribuyendo a la formación de los futuros docentes.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar as experiências de estágio em língua espanhola durante a pandemia da COVID-19, que ocorreu, através do formato remoto emergencial, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa apresenta o Programa de Residência Pedagógica (PRP), e suas contribuições para a formação docente, analisando como ocorreu o processo da prática docente durante o período pandêmico, bem como a importância dos recursos tecnológicos e as adversidades neste contexto. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, que envolveu a coleta e análise de relatórios de estágio para compreender os desafios, adaptações e uso de tecnologias no ensino remoto de espanhol durante a pandemia de 2020. Os dados foram organizados a partir de cinco relatórios de duplas de estudantes do curso de Letras Português e Espanhol, matriculados no Estágio Supervisionado de Língua Espanhola IV, priorizando fontes que abordassem estratégias de adaptação do processo de estagiar por meio das telas digitais, os desafios enfrentados por professores e estudantes, e os benefícios desta experiência. Os resultados da pesquisa, mostraram como o acesso a internet e aparelhos eletrônicos prejudicaram de forma significativa a interação entre professores e alunos. E, destacam os aspectos positivos de experienciar novas metodologias de ensino, contribuindo para a formação do futuro professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-19T15:00:41Z No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 392003 bytes, checksum: 52fba2f644ed9919561b19694fd327ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-25T14:57:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 392003 bytes, checksum: 52fba2f644ed9919561b19694fd327ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T14:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 392003 bytes, checksum: 52fba2f644ed9919561b19694fd327ac (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleA formação do futuro professor de língua espanhola: reflexões e desafios do ensino remoto durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO.pdf382,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.