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Tipo: Monografia
Título: Estudo da realidade de ingresso e desfecho de matrículas dos estudantes no curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó
Autor(es): Schaefer, Alessandra Fernandes
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Resumo: O presente trabalho tem como tema a taxa de desistência e percentual de conclusão no curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Chapecó, sendo ele delimitado pelo estudo do assunto no período que compreende os anos de 2010 a 2023. Nele enfrenta-se a seguinte problemática: qual a realidade de ingresso e desfecho de matrículas dos estudantes da UFFS campus Chapecó desde a criação do curso? Com o escopo de assegurar a identificação das melhores conclusões sobre o problema citado estabeleceu-se como objetivo geral do trabalho mapear a realidade de ingresso e desfecho de matrículas dos estudantes da UFFS campus Chapecó, no período que compreende os anos de 2010 a 2023. Pelo lado dos objetivos específicos eles se voltaram para identificar o perfil dos estudantes do curso de Enfermagem da UFFS- Campus Chapecó; verificar a modalidade de inscrição dos estudantes de enfermagem no curso de graduação em Enfermagem da UFFS- Campus Chapecó, mensurar a taxa de desistência/trancamento dos estudantes do curso de Enfermagem da UFFS entre os anos de 2010 a 2023; identificar qual a modalidade de ingresso dos estudantes no curso de graduação em Enfermagem da UFFS atingem maior taxa de conclusão no curso, e ainda enumerar o percentual de conclusão dos alunos do curso de Enfermagem da UFFS no mesmo período. O trabalho na linha citada foi construído a partir de pesquisa documental. A partir dos dados e discussões efetuadas conclui-se que a taxa de desistência/trancamento no curso de Enfermagem da UFFS, Campus de Chapecó, entre os anos de 2010 a 2018, apresenta números significativos (46,24%), inclusive, havendo momentos que os índices de trancamento/desistência são superiores ao de alunos que alcançaram a formação. Já quanto ao percentual de conclusão dos alunos do Curso de Enfermagem da UFFS, Campus de Chapecó apurou-se que entre os anos de 2010 a 2018 o índice pode ser considerado frágil, pois pouco mais da metade (50,63%) dos que ingressaram conseguiram se formar. Em relação aos anos de 2019 a 2023 verificou-se que as taxas de trancamento e desistência continuam elevadas, pois 39,09% dos alunos se inserem nesse contexto, lembrando que a busca do número de alunos formados nesse período restou prejudicado, primeiro, pois não há disponibilidade dos dados do ano de 2024 e segundo porque o curso possui 10 semestres de duração. Essas conclusões sobre a taxa de desistência/trancamento e de conclusão do curso indicam a necessidade de tomada de ações e medidas por parte do Estado que alterem esse contexto. Tais medidas devem se voltar, em especial, a garantia que os alunos tenham de fato facilitada a sua permanência e inserção junto a Instituição e ao fim consigam alcançar a tão sonhada formação acadêmica que é importante para os estudantes em si, pois abre uma perspectiva maior do desenvolvimento individual e social da pessoa, sem falar nos reflexos de ordem laboral, ou seja, maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho com consequente possibilidade de auferimento de salários maiores. Não se pode esquecer ainda que como consequência positiva da manutenção dos alunos em sala de aula e posterior conclusão do curso há uma tendência de a área da saúde dispor de profissionais qualificados, capazes de zelar pelo bom andamento dos serviços do setor da saúde destinados à sociedade.
Abstract/Resumen: This work has as its theme the dropout rate and percentage of completion in the Nursing course at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó Campus, being delimited by the study of the subject in the period comprising the years 2010 to 2023. It faces the following problem: What is the reality of entry and enrollment outcomes for students at the UFFS Chapecó campus since the creation of the course? With the aim of ensuring the identification of the best conclusions on the aforementioned problem, the general objective of the work was map the reality of entry and enrollment outcomes of students at the UFFS Chapecó campus, in the period from 2010 to 2023. Regarding the specific objectives, they focused on identify the profile of students on the Nursing course at UFFS- Campus Chapecó; verify the registration modality of nursing students in the undergraduate Nursing course at UFFS- Campus Chapecó, measure the dropout/withdrawal rate of students from the Nursing course at UFFS between the years 2010 to 2023; identify which way students enter the undergraduate Nursing course at UFFS achieve the highest completion rate in the course, and also list the percentage of students completing the Nursing course at UFFS in the same period. The work in the aforementioned line was constructed from bibliographic and documentary research. From the data and discussions carried out, it is concluded that the dropout rate in the Nursing course at UFFS, Chapecó Campus, between 2010 and 2018, presents significant numbers (46.24%), including, there are times when the rates of suspension and dropout are higher than those of students who achieved graduation. As for the percentage of completion of students in the Nursing Course at UFFS, Chapecó Campus, it was found that between 2010 and 2018 the rate can be considered fragile, since just over half (50.63%) of those who entered managed to graduate. In relation to the years 2019 to 2023, it was found that the dropout and withdrawal rates remain high, as 39.09% of students fall into this context. It is worth noting that the search for the number of students graduated in this period was hampered, firstly, because data for the year 2024 is not available and secondly because the course lasts 10 semesters. These conclusions about the dropout/dropout rate and course completion indicate the need for actions and measures by the State to change this context. Such measures should focus, in particular, on ensuring that students actually have their permanence and integration with the Institution facilitated and, in the end, they are able to achieve the academic education they dream of, which is important for the students themselves, as it opens up a greater perspective of the individual's individual and social development, not to mention the labor-related repercussions, that is, greater possibilities of insertion in the job market with the consequent possibility of earning higher salaries. It should also not be forgotten that as a positive consequence of keeping students in the classroom and later completing the course, there is a tendency for the health sector to have qualified professionals, capable of ensuring the smooth running of health sector services intended for society.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino superior
Evasão escolar
Estudantes universitários
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8460
Data do documento: 2024
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