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Tipo: Monografia
Título: Análise do acesso às informações e desinformações relacionadas à saúde materno-fetal das gestantes
Autor(es): Almeida, Eduarda Rafaelly Martins de
Primeiro Orientador: Geremia, Daniela Savi
Primeiro coorientador: Etges, Alexia Tailine
Resumo: O período gestacional é marcado por mudanças significativas no corpo, mente e na saúde do binômio (mãe e bebê), exigindo comprometimento e conhecimento para garantir uma gestação saudável. No entanto, essa realidade nem sempre é acessível para todas as mulheres, isso porque há fatores como a desigualdade no nível educacional, social, falta de acesso às ações de saúde e à informação, que quando não é repassada corretamente, pode ocasionar em problemas irreversíveis e prejudiciais para a gestante. O objetivo deste trabalho foi analisar o acesso à informação e desinformação em saúde no período gestacional, com foco na influência dessas informações na tomada de decisões de saúde e no bem-estar materno e fetal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se a técnica de grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo temática de Bardin. Foi realizado, no mês de agosto de 2024, um grupo focal com 7 gestantes de diferentes nacionalidades, residentes de Chapecó/SC e pertencentes ao CSF Jardim América. O perfil das gestantes são de mulheres entre 21 a 42 anos, com a idade gestacional entre 12 a 38 semanas que priorizam diferentes meios de acesso à informação, seja através de profissionais da saúde, sites, redes sociais ou familiares. Emergiram as seguintes categorias temáticas: Acesso e fontes de informação utilizadas pelas gestantes; Fato ou Fake? Percepções e atitudes frente às informações; e, Vínculo e acesso aos serviços de saúde: Fatores que influenciam a qualidade da informação. O estudo aponta que o acesso à informação de qualidade durante a gestação varia conforme a fonte e os canais de comunicação utilizados. As gestantes demonstram maior confiança nas orientações fornecidas por médicos e enfermeiros, enquanto percebem um risco elevado de desinformação em redes sociais e sites não especializados. Além disso, barreiras culturais, socioeconômicas e a falta de literacia digital dificultam o acesso a informações seguras. Conclui-se que as ações de educação permanente são essenciais para que os profissionais de saúde identifiquem e superem essas desigualdades, promovendo abordagens que assegurem a equidade no acesso à informação e aos serviços de saúde. Exercitar a escuta ativa e respeitar as diferentes crenças e práticas culturais são aspectos cruciais para aprimorar a comunicação em saúde, a tradução do conhecimento científico e garantir orientações seguras e confiáveis.
Abstract/Resumen: The gestational period is marked by significant changes in the body, mind, and health of both the mother and the baby, requiring commitment and knowledge to ensure a healthy pregnancy. However, this reality is not always accessible to all women due to factors such as educational and social inequalities, lack of access to health services, and information. When information is not conveyed correctly, it can lead to irreversible and harmful problems for the pregnant woman. The aim of this study was to analyze the access to information and misinformation in health during the gestational period, and how pregnant women are influenced by this information in their health decision-making and maternal and fetal well-being. This is an exploratory, descriptive, qualitative case study using focus group technique for data collection. A focus group was conducted with 7 pregnant women of different nationalities, residing in Chapecó/SC and belonging to the CSF Jardim América "Vereador Victor Batista Nunes," in August 2024. The profile of the participants includes women aged between 21 and 42 years, with gestational ages between 12 and 38 weeks, who use various means to access information, whether through health professionals, websites, social media, or family members. During the focus group, questions addressed the main sources of information the participants use, the content they usually search for, the reliability of the information obtained through these communication channels, and the role of nursing in producing information and providing care in maternal-fetal health.
Palavras-chave: Saúde materno-infantil
Informação em saúde
Enfermagem neonatal
Desinformação
Atenção primária à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8464
Data do documento: 2024
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