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Tipo: Monografia
Título: Doação de órgãos: representação social de acadêmicos dos cursos da área da saúde
Autor(es): Fistarol, Andriéli
Primeiro Orientador: Souza, Silvia Silva de
Resumo: A doação de órgãos consiste em um processo onde órgãos de pessoas vivas ou mortas, são transferidos para indivíduos com alguma patologia que invalida um ou mais sistemas. O tema possui forte relação com a solidariedade, porém ainda é de difícil entendimento pela população, pois o processo apresenta diversas etapas que precisam ser bem esclarecidas aos familiares, principalmente de doadores pós mortem. Objetivo: Conhecer as representações sociais que estudantes da área da saúde têm sobre doação de órgãos. Método: Estudo com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir do referencial da Teoria das Representações Sociais através de sua abordagem estrutural. Os participantes foram estudantes dos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó. A coleta de dados foi realizada no período da segunda quinzena de maio até a segunda quinzena de agosto de 2024 por meio da plataforma Google Forms. O instrumento foi dividido em duas etapas: a primeira constituiu-se de informações para a caracterização dos participantes; na segunda, foi solicitado aos participantes que escrevessem cinco cognemas que de imediato associavam ao termo “doação de órgãos”. Os dados obtidos foram analisados através do software Iramuteq de três maneiras diferentes: frequência, análise prototípica e a de similitude. Resultados: O estudo envolveu 151 estudantes, predominando o sexo feminino (66,23%) e a faixa etária entre 20 e 25 anos (52,31%). A maioria dos participantes identificou-se como católicos (45,03%) ou evangélicos (19,2%), sendo a maior parte do curso de Medicina (53,64%), com o restante sendo estudantes de Enfermagem (46,36%). As turmas com maior participação foram a 3a (29,8%) e a 1a (21,85%). Na análise de palavras associadas à "Doação de Órgãos", os cognemas mais evocados foram “vida” (75 vezes), seguido por “empatia”, “amor”, “ajuda” e “esperança”. No núcleo central da análise prototípica, “vida” foi o termo mais forte, junto com conceitos como “solidariedade” e “salvar”. Termos como “amor” e “esperança” apareceram na periferia do núcleo. A análise de similitude destacou "vida" como a palavra central, sugerindo uma forte associação entre doação de órgãos e vida. O desejo de doar órgãos foi amplamente positivo, com mais de 90% dos estudantes a favor. Discussão: O estudo sobre as representações sociais dos estudantes em relação a doação de órgãos identificou “vida” como conceito central, transmitindo uma visão positiva e valorizadora da vida de outros. Os cognemas principais “Empatia”, “Amor”, “Ajuda”, “Esperança”, “Solidariedade”, “Compaixão” e “Salvar” refletem um entendimento humano e emocional, relacionado à formação ainda em estágio inicial e ao perfil dos cursos de saúde, que equilibram conhecimento técnico e empatia. Outros termos, como "Amor" e "Compaixão", reforçam o caráter ético da doação, enquanto “Cirurgia” representa um olhar mais técnico. Termos como “Necessidade” e “Coração” indicam uma visão pragmática, mas também emocional. A análise de similitude confirmou a importância de “vida” e sua conexão com “salvar” e “ajudar”, mostrando que os estudantes associam a doação à renovação da vida. Ressaltando que mais de 90% dos estudantes afirmaram que aceitariam ser doadores, revelando uma atitude amplamente positiva. Conclusão: A visão complexa e positiva da doação de órgãos sugere oportunidades para o desenvolvimento de campanhas mais eficazes, que atendam às preocupações sociais. A atitude favorável dos estudantes indica um futuro promissor para o tema. A inclusão de mais alunos e de diferentes regiões do país em estudos futuros pode contribuir para um entendimento mais abrangente e para aprimorar o conhecimento sobre o processo de doação de órgãos.
Abstract/Resumen: Organ donation consists in a process where organs from living or dead people are transferred to individuals with some pathology that invalidates one or more systems. This topic has a strong relationship with solidarity, but it is still difficult for the population to understand, as the process has several stages that need to be explained to family members, especially in case of post-mortem donors. Objective: Understand the social representations that students in the health field have about organ donation. Method: Qualitative study, developed from the framework of the Theory of Social Representations through its structural approach. The participants were students from undergraduate nursing and medicine courses at the Federal University of Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó.The data collection was carried out from the second half of May to the second half of August 2024 using the Google Forms platform. The instrument was divided into two stages: the first consisted of information to characterize the participants; in the second, participants were asked to write five cognemes that they immediately associated with the term “organ donation”. The data obtained was analyzed using the Iramuteq software in three different ways: frequency, prototypical and similarity analysis. Results: The study involved 151 students, predominantly female (66.23%) and aged between 20 and 25 years old (52.31%). The majority of participants identified themselves as Catholic (45.03%) or evangelical (19.2%), with the majority being medical students (53.64%), with the remainder being Nursing students (46 .36%). The classes with the highest participation were the 3rd semester (29.8%) and the 1st semester (21.85%). In the analysis of words associated with "Organ Donation", the most evoked cognemes were “life” (75 times), followed by “empathy”, “love”, “help” and “hope”. In the central core of the prototypical analysis, “life” was the strongest term, along with concepts such as “solidarity” and “save”. Terms like “love” and “hope” appeared on the periphery of the core. The similarity analysis highlighted "life" as the central word, suggesting a strong association between organ donation and life. The desire to donate organs was largely positive, with more than 90% of students in favor. Discussion: The study of nursing and medical students' social representations in relation to the donation of “life” organizations as a central concept, transmitting a positive and valuing vision of the lives of others. The main cognems “Empathy”, “Love”, “Help”, “Hope”, “Solidarity”, “Compassion” and “Save” reflect a human and emotional understanding, related to training in the initial stage and the profile of the courses health, which balance technical knowledge and empathy. Other terms, such as “Love” and “Compassion”, reinforce the ethical nature of donation, while “Surgery” represents a more technical view. Terms like “Need” and “Heart” indicate a pragmatic but also emotional vision. A similarity analysis confirmed the importance of “life” and its connection with “saving” and “helping”, showing that students associate donation with the renewal of life. Noting that more than 90% of students stated that they would accept to be donors, revealing an extremely positive attitude. Conclusion: The complex and positive view of the students about organ donation suggests opportunities for developing more effective campaigns that address social concerns. The students' favorable attitude indicates a promising future for the topic. The inclusion of more participants from different regions of the country in future studies can contribute to a more comprehensive understanding and improve knowledge about the organ donation process.
Palavras-chave: Representações Sociais
Transplante de órgãos
Solidariedade
Doação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8466
Data do documento: 2024
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