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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8469
Tipo: | Monografia |
Título: | Construção de roteiro para avaliação de enfermagem em unidade de cuidados intermediários e unidade de terapia intensiva neonatal |
Autor(es): | Bartolomey, Bruna |
Primeiro Orientador: | Parker, Alexander Garcia |
Resumo: | A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) desempenham um papel fundamental no atendimento aos recém-nascidos em situações críticas, os quais exigem cuidados intensivos e especializados. Neste contexto, a aplicação do Processo de Enfermagem (PE) é de extrema importância no suporte à vida do recém nascido e sua família. A Avaliação de Enfermagem é a etapa inicial do PE, e conta com a coleta de dados subjetiva e objetiva dos pacientes, com a finalidade de obter informações abrangentes sobre o indivíduo, fornecendo uma base para as intervenções subsequentes e uma orientação no cuidado individualizado. Esse trabalho teve como objetivo construir o conteúdo do roteiro de Avaliação de Enfermagem para uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, baseado na Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico destinada à construção de instrumentos, guiada pelos pressupostos de Pasquali (1988). A primeira etapa envolveu uma análise de um roteiro de AE já existente nas unidades, ajustando-o às necessidades dos recém nascidos na UTIN e UCIN. A segunda etapa consistiu em uma revisão da literatura para embasar a adaptação do roteiro, considerando fatores identificados e a estrutura do cuidado neonatal. A terceira etapa versou sobre a construção do instrumento em questão. Definidos os tópicos e itens componentes do roteiro de AE, a quarta etapa foi desenvolvida através do refinamento das informações constantes no roteiro, com a participação das enfermeiras das respectivas unidades. Conclui-se que o roteiro de Avaliação de Enfermagem construído oferece subsídios para direcionar os enfermeiros à uma coleta de dados subjetivos e objetivos conforme as especificidades dos pacientes e do serviço, permitindo aprimoramento do cuidado neonatal. |
Abstract/Resumen: | The Neonatal Intensive Care Unit (NICU) and the Neonatal Intermediate Care Unit (NICU) play a crucial role in providing care to newborns in critical conditions who require intensive and specialized care. In this context, the application of the Nursing Process (NP) is essential in supporting the life of the newborn and their family. Nursing Assessment is the first step of the NP, involving the collection of subjective and objective data from patients, aiming to obtain comprehensive information about the individual, which serves as a foundation for subsequent interventions and guidance in personalized care. This study aimed to build the content of a Nursing Assessment protocol for a Neonatal Intensive Care Unit and Neonatal Intermediate Care Unit, based on the Basic Human Needs Theory of Wanda de Aguiar Horta. This is a methodological development research focused on building instruments, guided by Pasquali’s (1988) assumptions. The first step involved analyzing an existing Nursing Assessment protocol used in the units, adjusting it to meet the needs of newborns in the NICU and NICU. The second step consisted of a literature review to support the adaptation of the protocol, considering identified factors and the structure of neonatal care. The third step involved the construction of the instrument. Once the topics and items of the Nursing Assessment protocol were defined, the fourth step involved refining the information in the protocol with the participation of the nurses from the respective units. It is concluded that the constructed Nursing Assessment protocol provides guidance for nurses in collecting subjective and objective data according to the specific needs of the patients and the service, contributing to the improvement of neonatal care. |
Palavras-chave: | Cuidados de enfermagem Enfermagem em UTI neonatal Enfermagem neonatal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8469 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
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