Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8474
Type: | Monografia |
Título : | Construção de folder educativo para o cuidado de feridas cirúrgicas no domicílio |
Author: | Rosario, Evelyn do |
First advisor: | Parker, Alexander Garcia |
Resume: | A continuidade do cuidado com feridas cirúrgicas no domicílio, local onde frequentemente há carência de informações, exige o emprego de estratégias que possibilitem o fortalecimento da autonomia e autocuidado do paciente. As orientações planejadas para a alta hospitalar são de responsabilidade do profissional enfermeiro e, quando bem realizadas, contribuem para a transferência do cuidado. O que se observa frequentemente é o repasse de uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo, sem a checagem quanto ao entendimento das orientações recebidas. Neste contexto, a construção de um material acessível, com linguagem simples pode ser um aliado aos pacientes portadores de feridas cirúrgicas no momento da alta hospitalar. O presente estudo teve por objetivo construir um material educativo do tipo folder, com informações claras e práticas necessárias ao cuidado com feridas cirúrgicas no domicílio. Trata-se de um estudo metodológico voltado à construção de material com orientações para o cuidado de feridas cirúrgicas por cuidadores e pacientes pós-hospitalização. A elaboração do conteúdo do folder educativo se deu através de revisão de literatura em duas etapas, onde a primeira constituiu-se no levantamento de dados científicos sobre cuidados com pacientes portadores de feridas cirúrgicas; e a segunda envolveu a investigação sobre estratégias de educação em saúde e elaboração das sessões apresentadas no material. Ao propor a construção do folder educativo, três grandes eixos norteadores para o cuidado de feridas cirúrgicas foram considerados na confecção do material, quais sejam: Cuidado Diário, envolvendo a higiene das mãos, limpeza da ferida e a troca do curativo; Nutrição e Hidratação; e Prevenção de infecção e Manejo da dor. O método empregado no estudo foi capaz de subsidiar a construção do material educativo proposto. Assim, o folder educativo construído oferece elementos teóricos importantes para os cuidados necessários com feridas cirúrgicas em ambiente domiciliar, por pacientes e cuidadores. |
Resumen : | Continuing care for surgical wounds at home, a place where there is often a lack of information, requires the use of strategies that enable the strengthening of patient autonomy and self-care. The guidelines planned for hospital discharge are the responsibility of the professional nurse and, when carried out well, contribute to the transfer of care. What is frequently observed is the passing on of a large amount of information in a short space of time, without checking whether the instructions received are understood. In this context, the construction of an accessible material with simple language can be an ally for patients with surgical wounds at the time of hospital discharge. The aim of this study was to create a folder-type educational material, with clear and practical information necessary for the care of surgical wounds at home. This is a methodological study aimed at creating material with guidelines for the care of surgical wounds by caregivers and post-hospitalization patients. The content of the educational folder was developed through a literature review in two stages, where the first consisted of collecting scientific data on the care of patients with surgical wounds; and the second involved research on health education strategies and preparation of the sessions presented in the material. When proposing the construction of the educational folder, three main guiding principles for the care of surgical wounds were considered when creating the material, namely: Daily Care, involving hand hygiene, cleaning the wound and changing the dressing; Nutrition and Hydration; and Infection prevention and Pain management. The method used in the study was able to support the construction of the proposed educational material. Thus, the educational folder created offers important theoretical elements for the necessary care for surgical wounds in the home environment, by patients and caregivers. |
Palabras clave : | Enfermagem Ferida cirúrgica Educação do paciente Período pós-operatório |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8474 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSARIO.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.