Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bösing, Paulo Rafael-
dc.creatorBiasotto, Leonardo Caumo-
dc.date2025-02-21-
dc.date.accessioned2025-03-31T16:51:58Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-03-31T16:51:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8476-
dc.description.abstractThe main objective of this thesis is to present strategies that can be applied in classrooms to teach logarithms, their properties, their use in solving exponential equations, the mechanisms of solving logarithmic equations and inequalities, logarithmic functions and their graphs in high school, aiming at the occurrence of meaningful learning. Throughout this process of creating strategies, questions taken from the National Secondary Education Examination that use logarithms (directly or indirectly) in their resolutions were used. Resources that encourage and intensify student participation in classes were also explored, such exploratory-investigative processes and the use of technologies, in order to make the material potentially meaningful and estimulate in the student the predisposition to learn. Initially, a bibliographical research was conducted to compose a theoretical foundation that sought to systematize definitions and propositions related to logarithms applicable to high school, followed by their complete demonstrations, in addition to an analysis intending to understand the configuration of the teaching of logarithms currently in Brazil. Since learning relies on teaching, and vice-versa, these strategies were divided into two didactic sequences, each of them based on integrative reconciliation or progressive differentiation, two concepts linked to David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and which contribute, independently or combined, to the process of signification, facilitating the anchoring of new subsuming concepts and the modification of those already existing in the cognitive structure of the students. The purpose of the tasks designed and the proposed approaches is not to tie the teacher to them, making their planning rigid, but to serve as a guide to imagine, organize, execute and evaluate classes in high school, providing the teacher flexibility to adapt and improve their teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como principal objetivo apresentar estratégias que possam ser aplicadas em sala de aula para se ensinar logaritmos, suas propriedades, seu uso na resolução de equações exponenciais, técnicas de resolução de equações e inequações logarítmicas, funções logarítmicas e seus gráficos no Ensino Médio, visando a ocorrência da aprendizagem significativa. Ao longo deste processo de criação de estratégias, foram utilizadas as questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fazem uso de logaritmos (direta ou indiretamente) em suas resoluções. Também se explorou recursos que fomentassem e intensificassem a participação dos alunos nas aulas, como processos exploratório-investigativos e o uso de tecnologias, a fim de tornar o material potencialmente significativo e estimular no aluno a predisposição a aprender. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compor uma fundamentação teórica que buscou sistematizar definições e proposições relacionados a logaritmos aplicáveis ao Ensino Médio, seguidos de demonstrações completas, além de uma análise com a intenção de aferir a configuração do ensino de logaritmos atualmente no Brasil. Visto que a aprendizagem depende do ensino, e vice-versa, estas estratégias foram divididas em dois sequenciamentos didáticos, cada um deles tendo como base a reconciliação integrativa ou a diferenciação progressiva, dois conceitos atrelados à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel, e que contribuem, independentes ou combinados, para o processo de significação, facilitando a ancoragem de novos conceitos subsunçores e a modificação dos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A finalidade das tarefas concebidas e das conduções propostas não é amarrar o professor a elas, tornando seu planejamento engessado, mas servir como um guia para imaginar, organizar, executar e avaliar aulas no Ensino Médio, oportunizando ao professor uma flexibilidade para adaptar e incrementar sua prática docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-31T14:26:30Z No. of bitstreams: 1 BIASOTTO.pdf: 3569275 bytes, checksum: 7a62c98b06999b655a5d934418dba8fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-31T16:51:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BIASOTTO.pdf: 3569275 bytes, checksum: 7a62c98b06999b655a5d934418dba8fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T16:51:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIASOTTO.pdf: 3569275 bytes, checksum: 7a62c98b06999b655a5d934418dba8fe (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLogaritmospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagenpt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino de logaritmos visando a aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIASOTTO.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.