Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8550
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Caracelli Scherma, Camila-
dc.creatorSané, Manga-
dc.date2025-02-28-
dc.date.accessioned2025-04-30T16:22:23Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-04-30T16:22:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8550-
dc.description.abstractGuinea-Bissau, officially known as the Republic of Guinea-Bissau, is a country located on the western coast of Africa, with an equatorial climate. The average temperature hovers around 33ºC in certain months, favoring the development of its humid forest. Geographically, Guinea- Bissau borders Senegal to the north, the Atlantic Ocean to the south and west, and Guinea- Conakry to the southeast, covering an area of 36,125 km². The official language is Portuguese, and those who have access to education generally learn to speak and write in Portuguese in schools. Despite being a small country, Guinea-Bissau is multilingual, multiethnic, and secular, with an estimated population of about 2.151 million inhabitants. Guinea-Bissau gained its independence after an 11-year armed struggle against Portuguese colonizers, becoming independent on September 24, 1973. Since then, the country has faced successive coups, which have hindered the consolidation of its educational policies and the cultural recognition of its citizens. This work aims to understand the European cultural hegemony in the schools of Guinea-Bissau through the study of educational policies and Guinean literature. The research is based on bibliographic studies, addressing authors who have discussed, at some point, the area of educational policies. It is essential to describe the Guinean educational context, highlighting that the use of ethnic languages has been prohibited in schools since the colonial period under Portuguese rule. Furthermore, it is important to understand that in each country, there are entities that control the teaching materials allowed in national schools, known as superstructures, according to Gramsci (2013). During colonization, the Portuguese government eliminated many culturally valuable elements from the school environment, also restricting the presence of Guinean literature in teaching materials. In this context, the present work seeks to shed light on the truth about Guinean society, especially concerning students and teachers, investigating the cultural traits that remain outside the classroom. The goal is to ensure the representation of cultural and educational reality in Guinean literature, allowing citizens to recognize the contribution of writers in this aspect.pt_BR
dc.description.resumoA Guiné-Bissau, oficialmente conhecida como República da Guiné-Bissau, é um país localizado na costa ocidental da África, com um clima equatorial. A temperatura média varia em torno de 33ºC em determinados meses, favorecendo o desenvolvimento de sua floresta úmida. Geograficamente, a Guiné-Bissau faz fronteira ao norte com o Senegal, ao sul e a oeste com o Oceano Atlântico, e ao sudeste com a Guiné-Conacri, abrangendo uma área de 36.125 km². A língua oficial é o português, e aqueles que têm acesso à educação geralmente aprendem a falar e escrever em português nas escolas. Apesar de ser um país pequeno, a Guiné-Bissau é multilíngue, pluriétnica e laica, com uma população estimada em cerca de 2,151 milhões de habitantes. A Guiné-Bissau conquistou sua independência após uma luta armada de 11 anos contra os colonizadores portugueses, tornando-se independente em 24 de setembro de 1973. Desde então, o país enfrentou sucessivos golpes de estado, o que dificultou a consolidação de suas políticas educacionais e o reconhecimento cultural de seus cidadãos. Este trabalho tem como objetivo principal compreender a hegemonia cultural europeia nas escolas da Guiné- Bissau, por meio do estudo das políticas educacionais e da literatura guineense. A pesquisa se baseia em estudos bibliográficos, abordando autores que discutiram, em algum momento, a área de políticas educacionais. É fundamental descrever o contexto educacional guineense, destacando que o uso das línguas étnicas foi proibido nas escolas desde o período colonial sob o governo português. Além disso, é importante entender que, em cada país, existem entidades que controlam os materiais didáticos permitidos nas escolas nacionais, conhecidas como superestruturas, conforme Gramsci (2013). Durante a colonização, o governo português eliminou muitos elementos de valor cultural do ambiente escolar, restringindo também a presença da literatura guineense nos materiais didáticos. Neste contexto, o presente trabalho busca iluminar a verdade sobre a sociedade guineense, especialmente em relação a estudantes e professores, investigando os traços culturais que permanecem fora da sala de aula. O objetivo é garantir a representação da realidade cultural e educativa na literatura guineense, permitindo que os cidadãos reconheçam a contribuição dos escritores nesse aspecto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-04-29T13:09:35Z No. of bitstreams: 1 SANÉ.pdf: 2011148 bytes, checksum: 3d7b076bd6c5d5cdf52e1100ca53cb5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-04-30T16:22:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANÉ.pdf: 2011148 bytes, checksum: 3d7b076bd6c5d5cdf52e1100ca53cb5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T16:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANÉ.pdf: 2011148 bytes, checksum: 3d7b076bd6c5d5cdf52e1100ca53cb5f (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura guineensept_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.titleA performance da política educacional na literatura guineense de 1975 a 2022: uma análise à preponderância assentada nas obras de Abdulai Sila, Costa e Semedopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANÉ.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.