Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leandrini, Josimeire Aparecida | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Christoffoli, Pedro Ivan | - |
dc.creator | Cabral, Marieli Lais dos Santos | - |
dc.date | 2023 | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:23:47Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-04-30T16:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8551 | - |
dc.description.abstract | Land occupation represents the starting point for agrarian reform. The MST school emerges as a result of the determination of those living in camps while awaiting the realization of agrarian reform. However, it is not a conventional educational institution; it is a public school demanded in occupation areas, carrying with it the distinctive characteristics of the Movement and adopting itinerancy as a fundamental principle. Its logic is deeply rooted in the local reality of the camp, whose physical existence is uncertain, depending on the specific conditions of the struggle. Thus, theschool, the Itinerant School, plays a vital role in the life of the camp by fulfilling its social function, but also adapts and moves according to the new actions of the Movement. Fulfilling its goal of building a pedagogical field, offering a pedagogy that incorporates content that gives new meaning to social struggles and resistance. The method of historical- dialectical materialism used guides in understanding the realityof these facts. During the process of constructing the identity of the Itinerant School, the Cycles of Human Formation were created, which seek the formation of the student considering their reality. Collectively, the Itinerant School continues to fight foran education that respects the historicity of the subject of the movement, forming resistant subjects in the struggle capable of facing the capitalist system and maintaining the proposal for education. The creation of camps and settlements arisesfrom the cooperation and collectivity of the subjects, becoming their identity. The discussion of the cooperation theme at the Herdeiros do Saber Itinerant School occurred from semi-structured interviews and document analysis. To this end, it was necessary to know the Political-Pedagogical Project, the base document of the Iraci Salete Strozak School, the base school of the Herdeiros do Saber Itinerant School, and their reality, both located in Rio Bonito do Iguaçu- PR. Cooperation relations between educators, learners, and rural communities play a fundamental role in strengthening social ties, developing the autonomy of subjects, and promoting contextualized and emancipatory education. In addition, they highlight the importanceof active community participation in the educational process and the need to develop teaching methodologies that value and stimulate cooperation among different actors. | pt_BR |
dc.description.resumo | A ocupação da terra representa o ponto de partida para a consolidação da Reforma Agrária. A Escola Itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) surge como resultado da determinação daqueles que vivem em acampamentos enquanto aguardam a concretização da reorganização da estrutura fundiária. No entanto, ela não é uma instituição educacional convencional, é uma escola pública exigida nas áreas de ocupação, que carrega consigo as características distintivas do Movimento e que adota a itinerância como um princípio fundamental. Sua lógica está profundamente enraizada na realidade local do acampamento, cuja existência física é incerta, pois depende das condições específicas de luta. Assim, a Escola Itinerante (EI) desempenha um papel vital no acampamento ao cumprir sua função social, mas também se adapta e se desloca deacordo com as novas ações do Movimento. Ela cumpre com seu objetivo de construir um campo pedagógico e oferece uma pedagogia incorporadora de conteúdos que dão novo significado às lutas sociais e à resistência. Para conhecer arealidade desses fatos, foi utilizado, nesta pesquisa, o método materialista histórico-dialético. Durante o processo de construção da identidade da EI, foram criados os Ciclos de Formação Humana, que buscam a formação do estudante considerando sua realidade. De forma coletiva, a EI segue na luta por um ensino que respeite a historicidade do sujeito do Movimento e que forme indivíduos resistentes à luta capazes de enfrentar o sistema capitalista e manter a proposta de ensino. A partir da cooperação e da coletividade dos sujeitos é que ocorre a criação dos acampamentos e assentamentos, espaços estes que se tornam a identidade dessas pessoas. A discussão da temática da cooperação na Escola Itinerante Herdeiros do Saber aconteceu a partir de entrevistas semiestruturadas e de análise documental. Para isso, foi necessário conhecer o Projeto Político Pedagógico (PPP),documento base do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, instituição de referência da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, e a realidade desses espaços, ambos localizados em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. As relações de cooperação entre educadores, educandos e comunidades rurais desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos laços sociais, no desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e na promoção de uma educação contextualizada e emancipatória. Além disso, evidenciam a importância da participação ativa da comunidade no processo educativo e a necessidade de desenvolvimento de metodologias de ensino que valorizem e estimulem a cooperação entre os diferentes atores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-04-29T14:02:18Z No. of bitstreams: 1 CABRAL.pdf: 2568381 bytes, checksum: adf20acc66b515faa6bc353c5e267412 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-04-30T16:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CABRAL.pdf: 2568381 bytes, checksum: adf20acc66b515faa6bc353c5e267412 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-30T16:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CABRAL.pdf: 2568381 bytes, checksum: adf20acc66b515faa6bc353c5e267412 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Escolas itinerantes | pt_BR |
dc.subject | Acampamento do MST | pt_BR |
dc.title | Cooperação e escolarização — caminhos percorridos na Escola Itinerante Herdeiros do Saber — Acampamento Primeiro de Maio, Rio Bonito do Iguaçu/PR | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CABRAL.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.