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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8569
Tipo: | Monografia |
Título: | Dia dos povos indígenas: mudanças e significados |
Autor(es): | Pereira, Giovana Carla |
Primeiro Orientador: | Savoldi, Adiles |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar o significado do Dia do Índio, agora Dia dos Povos Indígenas, para os Kaingang da Terra Indígena Toldo Chimbangue de Chapecó, SC. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, observação participante durante a Semana Cultural na Terra Indígena Toldo Chimbangue, além de entrevistas com professores Kaingang. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, o Dia do Índio, inicialmente instituído pelo estado, passou a ser apropriado pelos povos indígenas como uma forma de resistência e reafirmação cultural, muito mais complexa que uma simples celebração. O estudo também revela a importância da educação escolar indígena na ressignificação dessas narrativas e na superação de estereótipos presentes nos livros didáticos, na mídia e no senso comum. Os depoimentos dos professores indígenas revelam que as abordagens educativas sobre a data foram ressignificadas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a temática indígena seja tratada de forma mais inclusiva e profunda nas escolas. Conclui-se que o Dia dos Povos Indígenas deve ser entendido não apenas como uma data comemorativa, mas como um convite à reflexão sobre a história, os direitos e a valorização das culturas indígenas. |
Abstract/Resumen: | This final project aimed to investigate the meaning of Indigenous Peoples' Day, now Indigenous Peoples' Day, for the Kaingang people of the Toldo Chimbangue Indigenous Land in Chapecó, SC. To this end, a bibliographic review was carried out, participant observation during the Cultural Week in the Toldo Chimbangue Indigenous Land, and interviews with Kaingang teachers. The results show that, over time, Indigenous Peoples' Day, initially instituted by the state, began to be appropriated by indigenous peoples as a form of resistance and cultural reaffirmation, much more complex than a simple celebration. The study also reveals the importance of indigenous school education in redefining these narratives and overcoming stereotypes present in textbooks, the media, and common sense. The testimonies of indigenous teachers reveal that educational approaches to the date have been redefined, but there is still a long way to go before indigenous issues are treated in a more inclusive and in-depth way in schools. It is concluded that Indigenous Peoples' Day should be understood not only as a commemorative date, but as an invitation to reflect on the history, rights and appreciation of indigenous cultures. |
Palavras-chave: | Indígenas Kaingang Educação indígena Identidade étnica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8569 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
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