Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8576
Tipo: | Monografia |
Título: | Análise de textos de divulgação científica sobre questões ambientais em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias |
Autor(es): | Zeferino, Alessandra |
Primeiro Orientador: | Fioresi, Claudia Almeida |
Resumo: | Neste estudo, buscamos analisar a inserção de textos de divulgação científica sobre questões ambientais em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias, adotados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, este trabalho faz parte do curso de licenciatura em química, pertencente à Universidade federal da Fronteira Sul (UFFS). Neste estudo, os textos de divulgação científica, têm como tema central as questões ambientais, tal escolha se deu em função da crescente necessidade de discutir as questões ambientais na sociedade, cujas consequências já são sentidas de forma cada vez mais intensa. Na primeira parte da nossa análise, caracterizamos a maneira como os textos de divulgação científica são incorporados aos livros didáticos. Em um segundo momento, realizamos um aprofundamento em alguns desses textos, destacando, por exemplo, as ênfases dados aos temas abordados a partir do tema "mudanças climáticas", bem como o contexto de sua inserção nas unidades e capítulos dos livros. O problema de pesquisa gira em torno de como os textos de divulgação científica sobre as questões ambientais circulam em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias e quais as implicações destes textos para o desenvolvimento de temas ambientais especificamente as mudanças climáticas dentro do contexto escola. Portanto durante a análise, identificamos diversos temas relevantes, como desmatamento, queimadas, acidez dos oceanos, extinção de espécies, mudanças climáticas, a luta dos povos indígenas por seus territórios, poluição do solo e da água, uso de agrotóxicos e preservação dos biomas brasileiros, entre outros. A partir dos resultados obtidos, podemos inferir que tais textos circulam de diferentes formas nos livros, incluindo exercícios, quadros, ilustrações, caixas e outras estratégias. Além disso, essas inserções apresentam uma variedade de fontes que podem auxiliar os professores na promoção de discussões sobre temáticas ambientais em sala de aula. |
Abstract/Resumen: | In this study, we seek to analyze the inclusion of popular science texts on environmental issues in natural science and technology textbooks, adopted in the National Textbook Program (PNLD) of 2021. This work is part of the undergraduate course in chemistry, belonging to the Federal University of the Southern Border (UFFS). In this study, the popular science texts have environmental issues as their central theme. This choice was made due to the growing need to discuss environmental issues in society, the consequences of which are already felt more and more intensely. In the first part of our analysis, we characterize the way in which popular science texts are incorporated into textbooks. In a second moment, we carry out a deeper analysis of some of these texts, highlighting, for example, the emphasis given to the topics addressed from the theme "climate change", as well as the context of their inclusion in the units and chapters of the books. The research problem revolves around how popular science texts on environmental issues circulate in natural science and technology textbooks and what the implications of these texts are for the development of environmental themes, specifically climate change, within the school context. Therefore, during the analysis, we identified several relevant themes, such as deforestation, fires, ocean acidity, species extinction, climate change, the struggle of indigenous peoples for their territories, soil and water pollution, use of pesticides and preservation of Brazilian biomes, among others. Based on the results obtained, we can infer that such texts circulate in different forms in the books, including exercises, tables, illustrations, boxes and other strategies. In addition, these insertions present a variety of sources that can help teachers promote discussions on environmental themes in the classroom. |
Palavras-chave: | Divulgação científica Livro didático Educação ambiental Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8576 |
Data do documento: | 10-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZEFERINO.pdf | 13,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.