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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Análise da circulação de conteúdos científicos em vídeos do Tik Tok
Autor(es): Silva, Jenifer Maiara da
Primeiro Orientador: Fioresi, Claudia Almeida
Resumo: Este trabalho tem como problema de pesquisa e objetivo, analisar como assuntos sobre ciência, especialmente química, circulam na plataforma Tik Tok e como esses conteúdos podem contribuir ou não para o desenvolvimento de conhecimentos científicos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada, no curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus de Realeza- PR. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória para identificação de conteúdos mais populares relacionados a ciência e a química, em vídeos de experimentação. Após realizar uma pré-seleção, realizou-se a análise destes vídeos a partir de uma adaptação dos critérios propostos por Gomes (2008) ao qual o autor propõe cinco categorias de análise para materiais audiovisuais que são: conteúdo, aspectos técnicos-estéticos, propostas pedagógicas, público a que se destina e material de acompanhamento. Os resultados mostram que a maioria dos vídeos no Tik Tok apresentam limitações significativas em relação aos critérios de análise, tornando-os inadequados como fonte primária de estudo por jovens e adolescentes ou como recurso pedagógico autônomo, porém, alguns vídeos podem ser adaptados para complementar práticas docentes. Portanto, com a mediação do professor e um olhar crítico, esses materiais podem servir como pontos de partida ou como complementos para discussões de conceitos em sala de aula.
Abstract/Resumen: This work has as its research problem and objective to analyze how topics about science, especially chemistry, circulate on the Tik Tok platform and how this content may or may not contribute to the development of scientific knowledge in the school context. The research was carried out in the chemistry undergraduate course at the Federal University of the Southern Frontier - Realeza Campus - PR. Initially, an exploratory research was carried out to identify the most popular content related to science and chemistry, in experimentation videos. After carrying out a pre-selection, the analysis of these videos was carried out based on an adaptation of the criteria proposed by Gomes (2008), in which the author proposes five categories of analysis for audiovisual materials, which are: content, technical-aesthetic aspects, pedagogical proposals, target audience and accompanying material. The results show that most videos on Tik Tok have significant limitations in relation to the analysis criteria, making them inadequate as a primary source of study for young people and adolescents or as an autonomous pedagogical resource. However, some videos can be adapted to complement teaching practices. Therefore, with the teacher's mediation and a critical eye, these materials can serve as starting points or as complements for discussions of concepts in the classroom.
Palavras-chave: Divulgação científica
Mídias sociais
Tecnologia educacional
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8578
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Química

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