Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/860
Tipo: Monografia
Título: "Mal-estar" da História no Brasil: Friedrich Nietzsche e o desejo de superação do regime historiográfico na Primeira República
Autor(es): Detoni, Vicente da Silveira
Primeiro Orientador: Souza, Fábio Francisco Feltrin de
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre a circulação do pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche entre os brasileiros da Primeira República. Ela sustenta-se no pressuposto de que uma investigação de tal natureza possibilita ganhos de reflexão, através de um exercício comparativo, acerca dos ambientes intelectuais brasileiro e europeu, e, principalmente, sobre a experiência historiográfica brasileira da época, supostamente em crise. Uma análise horizontal da imprensa brasileira, sobretudo de jornais cariocas, e uma análise mais verticalizada de textos específicos produzidos por intelectuais e homens de letra envolvidos diretamente com a (reformulação da) escrita da história no Brasil demonstra uma certa descontinuidade na apropriação do pensamento de Nietzsche entre os ambientes intelectuais brasileiro e europeu. Diante dessa diferença, defende-se a hipótese de que o modo de recepção da filosofia de Nietzsche dos brasileiros da Primeira República esteve imbricado com a questão nacional daquele período, com o lugar social singular ocupado pela escrita da história, e com um desejo de renovação do regime historiográfico oitocentista, desencadeado por uma crise na ordem do tempo no fim do século XIX e início do século XX. A indagação sobre este objeto particular coloca em evidência o tema das carências e dos excessos de sentido histórico da conjuntura histórica e nacional dos dois ambientes intelectuais.
Palavras-chave: História intelectual
Historiografia brasileira
Primeira República
Friedrich Nietzsche
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/860
Data do documento: 13-Jan-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DETONI.pdf682,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.