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Tipo: Monografia
Título: Psicosferas do consumo de alimentos estilo fast-food na área central da cidade de Chapecó/SC
Autor(es): Silva, Victor Estevam da
Primeiro Orientador: Antongiovanni, Lídia Lúcia
Resumo: O avanço de determinados setores da economia desenvolveu, em diferentes períodos, uma sequência de alterações no modo de vida urbano, incluindo uma produção da escassez de tempo, que despertou a necessidade e propagação de franquias de fast-food. O centro da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, sobretudo o eixo da Avenida Getúlio Dorneles Vargas, apresenta um expressivo número de restaurantes com rápida produção de alimentos a serem consumidos de forma veloz pelo público. No escopo dessa pesquisa, na área de Geografia do Consumo, buscou-se compreender a estruturação das franchisings de alimentos rápidos e as influências desempenhadas no mercado alimentício local, haja vista a publicidade empregada. A dimensão espacial desse novo modo de consumir e sua atual organização, foram analisados a partir da perspectiva da sociedade de consumo e das noções de Milton Santos, referentes a psicosfera e tecnosfera. A metodologia é construída por abordagem qualiquantitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. O resultado da pesquisa demonstrou que houve refuncionalizações no eixo da Av. Getúlio D. Vargas após a abertura do Shopping center na cidade, atraindo a abertura de franchisings globais nesta área, interferindo nas dinâmicas do espaço geográfico na área central.
Abstract/Resumen: The progress of certain economy sectors had developed, in different periods, a sequence of changes in the urban lifestyle, including the production of time scarcity, which influenced the need and the spread of fast-food franchises. The urban central area of Chapecó city, in Santa Catarina, especially the axis of Avenida Getúlio Dorneles Vargas, has a significant number of restaurants with fast-food production to be consumed quickly by the public. This research was based on the field of Consumer Geography, aiming to understand the structuring of fast-food franchises and its influence on the local food market, given the advertising strategies used by big companies. The spatial dimension of this new way of consuming and its current organization was analyzed from the consumption society perspective and the notions of psychosphere and technosphere, developed by Milton Santos. The methodology is based on qualitative and quantitative research, with bibliographic and field investigation. The results had revealed that the Av. Getúlio D. Vargas has been through a refunctionalizatiom since the opening of a Shopping center, drawing many global franchises to the area, which interfered with the geographic space dynamics of the city.
Palavras-chave: Alimentação
Chapecó (SC)
Sociologia do consumo
Espaço (geografia)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8606
Data do documento: 2024
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