Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8607
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Cláudio Claudino da-
dc.creatorJesus, Ana Elisa Figueiredo de-
dc.creatorPigatto, Janclei-
dc.date2024-06-21-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:33:18Z-
dc.date.available2029-
dc.date.available2025-06-30T18:33:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8607-
dc.description.abstractThis umbrella review systematically examines the existing literature on interventions aimed at promoting active school commuting (ASC) among children and adolescents. Active commuting, such as walking or cycling, is recognized as an effective strategy to increase physical activity levels, crucial for the health and well-being of this age group. Based on an analysis of 14 systematic reviews, the research addresses the diversity of methods and findings in the studied interventions. The results highlight the variable effectiveness of interventions, influenced by factors such as urban infrastructure, perceived safety, community involvement, and school support. The analysis also underscores the importance of robust methodological approaches to adequately assess the long-term impact of these interventions. In addition to contributing to the current understanding of the topic, this study identifies research gaps and provides recommendations for future investigations. These include the need for longer and more extensive longitudinal studies that encompass a wider variety of contexts and populations, as well as the development of evidence-based policies to support the implementation of effective strategies.pt_BR
dc.description.resumoEsta revisão guarda-chuva revisa a literatura existente sobre intervenções destinadas a promover o deslocamento ativo para a escola (DAE) entre crianças e adolescentes. O deslocamento ativo, como caminhar ou andar de bicicleta, é reconhecido como uma estratégia eficaz para aumentar os níveis de atividade física, crucial para a saúde e bem-estar dessa faixa etária. Com base em uma análise de 14 revisões sistemáticas, a pesquisa aborda a diversidade de métodos e resultados encontrados nas intervenções estudadas. Os resultados destacam a eficácia variável das intervenções, influenciada por fatores como infraestrutura urbana, segurança percebida, envolvimento comunitário e apoio escolar. A análise também sublinha a importância de abordagens metodológicas robustas para avaliar adequadamente o impacto dessas intervenções a longo prazo. Além de contribuir para o entendimento atual sobre o tema, este estudo identifica lacunas na pesquisa e recomendações para futuras investigações. Estas incluem a necessidade de estudos longitudinais mais extensos, que considerem uma maior variedade de contextos e populações, e o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências para apoiar a implementação de estratégias eficazes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-06-30T15:10:11Z No. of bitstreams: 1 JESUS-PIGATTO.pdf: 418183 bytes, checksum: 825287d394f8bf5946c85f45358fc560 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-06-30T18:33:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESUS-PIGATTO.pdf: 418183 bytes, checksum: 825287d394f8bf5946c85f45358fc560 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T18:33:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JESUS-PIGATTO.pdf: 418183 bytes, checksum: 825287d394f8bf5946c85f45358fc560 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectCrianças em idade escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectLocomoçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleIntervenções que buscam promover o deslocamento ativo à escola: revisão guarda-chuvapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JESUS-PIGATTO.pdf408.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.