Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8607
Type: Monografia
Title: Intervenções que buscam promover o deslocamento ativo à escola: revisão guarda-chuva
Author: Jesus, Ana Elisa Figueiredo de
Pigatto, Janclei
First advisor: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Resume: Esta revisão guarda-chuva revisa a literatura existente sobre intervenções destinadas a promover o deslocamento ativo para a escola (DAE) entre crianças e adolescentes. O deslocamento ativo, como caminhar ou andar de bicicleta, é reconhecido como uma estratégia eficaz para aumentar os níveis de atividade física, crucial para a saúde e bem-estar dessa faixa etária. Com base em uma análise de 14 revisões sistemáticas, a pesquisa aborda a diversidade de métodos e resultados encontrados nas intervenções estudadas. Os resultados destacam a eficácia variável das intervenções, influenciada por fatores como infraestrutura urbana, segurança percebida, envolvimento comunitário e apoio escolar. A análise também sublinha a importância de abordagens metodológicas robustas para avaliar adequadamente o impacto dessas intervenções a longo prazo. Além de contribuir para o entendimento atual sobre o tema, este estudo identifica lacunas na pesquisa e recomendações para futuras investigações. Estas incluem a necessidade de estudos longitudinais mais extensos, que considerem uma maior variedade de contextos e populações, e o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências para apoiar a implementação de estratégias eficazes.
Abstract: This umbrella review systematically examines the existing literature on interventions aimed at promoting active school commuting (ASC) among children and adolescents. Active commuting, such as walking or cycling, is recognized as an effective strategy to increase physical activity levels, crucial for the health and well-being of this age group. Based on an analysis of 14 systematic reviews, the research addresses the diversity of methods and findings in the studied interventions. The results highlight the variable effectiveness of interventions, influenced by factors such as urban infrastructure, perceived safety, community involvement, and school support. The analysis also underscores the importance of robust methodological approaches to adequately assess the long-term impact of these interventions. In addition to contributing to the current understanding of the topic, this study identifies research gaps and provides recommendations for future investigations. These include the need for longer and more extensive longitudinal studies that encompass a wider variety of contexts and populations, as well as the development of evidence-based policies to support the implementation of effective strategies.
Keywords: Atividade física
Crianças em idade escolar
Adolescentes
Locomoção
Escolas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8607
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESUS-PIGATTO.pdf408,38 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.