Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorSilva, Venilson Policeno da-
dc.date2023-11-14-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:36:22Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-06-30T18:36:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8610-
dc.description.abstractThis course conclusion work (TCC) reflects on the use of images in the classroom, proposed from the perspective of a critical view based on the search for a horizon of citizenship and democracy. The thematic section is related to the teaching of critical Geography in dialogue with problematizing education, considering the relevance of images to teach geographic knowledge, based on the question: How are images important for building paths to geographic education? To answer this question, the objective is to discuss the importance of images for teaching Geography, as a way to carry out geographic education. Methodologically, it results from a bibliographical study, a documentary study on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Santa Catarina Territory Base Curriculum (CBTC), and a discussion involving experiences with school students, developed in the Curricular Internship in the Degree in Geography. As a result, bibliographical research and dialogue with internship experiences point to the strength that images have in teaching content, due to their attractiveness and possibility of raising relationships with theoretical concepts. But curriculum policy documents do not highlight the relationships with images in Geography teaching. It is therefore concluded that it is necessary to expand the discussion on the relationship between images as a link for learning geographic knowledge, as well as to expand this visibility in curricular regulations, as well as to reinforce this debate in the training of Geography teachers.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso (TCC) é realizada uma reflexão sobre o uso da imagem em sala aula, proposto na perspectiva de um olhar crítico pautado na busca de um horizonte da cidadania e da democracia. O assento temático tem relação com o ensino de Geografia crítica em diálogo com a educação problematizadora, considerando a relevância das imagens para ensinar os conhecimentos geográficos, a partir da questão: Como as imagens são importantes para construção de caminhos à educação geográfica? Para responder a esta pergunta, o objetivo é discutir a importância das imagens para o ensino de Geografia, como caminho para realizar a educação geográfica. Metodologicamente resulta de um estudo de caráter bibliográfico, um estudo documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), e uma discussão envolvendo experiências com alunos de escola, desenvolvidas no Estágio Curricular na Licenciatura em Geografia. Como resultado, a pesquisa bibliográfica e o diálogo com as experiências de estágio apontam a força que a imagem tem no ensino de conteúdos, por sua atratividade e possibilidade de suscitar relações com os conceitos teóricos. Mas os documentos de política curricular pouco destacam as relações com as imagens no ensino de Geografia. Conclui-se assim, que é necessário ampliar a discussão sobre a relação entre as imagens como elo para a aprendizagem de conhecimentos geográficos, bem como, ampliar essa visibilização nas regulamentações curriculares, bem como, reforçar esse debate na formação do professor de Geografia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-06-27T13:53:10Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1718101 bytes, checksum: 37e4af16549d34ea05b997869780288a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-06-30T18:36:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1718101 bytes, checksum: 37e4af16549d34ea05b997869780288a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-30T18:36:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1718101 bytes, checksum: 37e4af16549d34ea05b997869780288a (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.titleO uso de imagens no ensino de geografia escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.