Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8610
Type: Monografia
Title: O uso de imagens no ensino de geografia escolar
Author: Silva, Venilson Policeno da
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: Neste trabalho de conclusão de curso (TCC) é realizada uma reflexão sobre o uso da imagem em sala aula, proposto na perspectiva de um olhar crítico pautado na busca de um horizonte da cidadania e da democracia. O assento temático tem relação com o ensino de Geografia crítica em diálogo com a educação problematizadora, considerando a relevância das imagens para ensinar os conhecimentos geográficos, a partir da questão: Como as imagens são importantes para construção de caminhos à educação geográfica? Para responder a esta pergunta, o objetivo é discutir a importância das imagens para o ensino de Geografia, como caminho para realizar a educação geográfica. Metodologicamente resulta de um estudo de caráter bibliográfico, um estudo documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), e uma discussão envolvendo experiências com alunos de escola, desenvolvidas no Estágio Curricular na Licenciatura em Geografia. Como resultado, a pesquisa bibliográfica e o diálogo com as experiências de estágio apontam a força que a imagem tem no ensino de conteúdos, por sua atratividade e possibilidade de suscitar relações com os conceitos teóricos. Mas os documentos de política curricular pouco destacam as relações com as imagens no ensino de Geografia. Conclui-se assim, que é necessário ampliar a discussão sobre a relação entre as imagens como elo para a aprendizagem de conhecimentos geográficos, bem como, ampliar essa visibilização nas regulamentações curriculares, bem como, reforçar esse debate na formação do professor de Geografia.
Abstract: This course conclusion work (TCC) reflects on the use of images in the classroom, proposed from the perspective of a critical view based on the search for a horizon of citizenship and democracy. The thematic section is related to the teaching of critical Geography in dialogue with problematizing education, considering the relevance of images to teach geographic knowledge, based on the question: How are images important for building paths to geographic education? To answer this question, the objective is to discuss the importance of images for teaching Geography, as a way to carry out geographic education. Methodologically, it results from a bibliographical study, a documentary study on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Santa Catarina Territory Base Curriculum (CBTC), and a discussion involving experiences with school students, developed in the Curricular Internship in the Degree in Geography. As a result, bibliographical research and dialogue with internship experiences point to the strength that images have in teaching content, due to their attractiveness and possibility of raising relationships with theoretical concepts. But curriculum policy documents do not highlight the relationships with images in Geography teaching. It is therefore concluded that it is necessary to expand the discussion on the relationship between images as a link for learning geographic knowledge, as well as to expand this visibility in curricular regulations, as well as to reinforce this debate in the training of Geography teachers.
Keywords: Imagem
Estágios supervisionados
Ensino e aprendizagem
Formação de professores
Educação escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8610
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.