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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8618
Tipo: | Monografia |
Título: | Mensuração do conhecimento de estudantes de medicina e enfermagem sobre a temática da violência obstétrica |
Autor(es): | Sulzbach, Sofia Wagner Guimarães, Guilherme Nogueira |
Primeiro Orientador: | Luzardo, Adriana Remião |
Primeiro coorientador: | Barbato, Paulo Roberto |
Resumo: | A violência obstétrica configura-se como uma questão ainda incidente nos serviços de saúde. Mesmo que a instrução oferecida pelas escolas das Ciências da Saúde esteja tornando-se adepta à abordagem dessa temática, muitos profissionais são agentes e pacientes de atitudes configuradas como violência à mulher gestante, à parturiente e à puérpera. Nesse âmbito, investigar o conhecimento de estudantes dos cursos da área da Saúde em relação ao tema é de extrema relevância. O presente trabalho apresenta como objetivo principal mensurar o conhecimento dos discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó acerca da temática da violência obstétrica por meio da aplicação de instrumento avaliativo sobre o tema. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo e exploratório realizado a partir da aplicação de instrumento avaliativo elaborado pelos autores, o qual contém três blocos de questionamentos acerca da identificação dos participantes e da temática da violência obstétrica. Foi realizada análise descritiva dos dados, para cada variável que compõe os blocos. Todas as análises foram realizadas no software Stata 18. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que aproximadamente 77% dos participantes haviam tido contato com a temática da violência obstétrica previamente à pesquisa, sendo esse contato principalmente por leitura externa. A maior parte dos estudantes considerou a temática importante para a sua formação e demonstrou interesse em aprofundar-se a respeito do tema. Comparando-se os grupos, os estudantes do curso de Medicina obtiveram maior média de acertos no instrumento avaliativo em relação aos discentes do curso de Enfermagem, o que pode denotar maior conhecimento a respeito do tema entre os primeiros. Por fim, destaca-se que há bom conhecimento da temática da violência por parte dos estudantes participantes, o que pode indicar que o tema é tanto abordado no contexto das disciplinas dos cursos quanto buscado pelos discentes através de leitura externa. Entretanto, maiores estudos acerca do tema precisam ser realizados para maior elucidação sobre como a temática da violência obstétrica deve ser abordada no contexto dos cursos da área das Ciências da Saúde. |
Abstract/Resumen: | Obstetric violence is still an issue in health services. Even though the instruction given by Health Sciences schools is becoming adept at approaching this issue, many professionals are agents and patients of attitudes defined as violence against pregnant women, women in labor and women who have recently given birth. In this context, investigating the knowledge of students in Health courses in relation to the topic is extremely relevant. The main objective of this paper is to measure the knowledge of students on Medicine and Nursing courses at the Federal University of Fronteira Sul/Campus Chapecó on the topic of obstetric violence through the application of an assessment instrument on the topic. This is a quantitative, cross-sectional, descriptive and exploratory study carried out using an evaluation instrument developed by the authors, which contains three blocks of questions about the identification of participants and the topic of obstetric violence. A descriptive analysis of the data was carried out, for each variable that makes up the blocks. All analyzes were carried out using Stata 18 software. Among the main results found, it is worth highlighting that approximately 77% of participants had contact with the topic of obstetric violence prior to the research, with this contact being mainly through external reading. Most students currently find the topic important for their education and have expressed interest in delving deeper into the topic. Comparing the groups, Medicine students obtained a higher average number of correct answers on the evaluation instrument compared to Nursing students, which may denote greater knowledge on the topic among the former. Finally, it is noteworthy that there is good knowledge of the theme of violence on the part of the participating students, which may indicate that the topic is both addressed in the context of the course subjects and sought out by students through external reading. However, further studies on the topic need to be carried out to further clarify how the topic of obstetric violence should be approached in the context of courses in the area of Health Sciences. |
Palavras-chave: | Violência obstétrica Violência contra a mulher Estudantes universitários Medicina Enfermagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8618 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Medicina |
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