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dc.contributor.advisor1Spinelli, Juçara-
dc.contributor.referee1Kozenieski, Éverton de Moraes-
dc.contributor.referee2Paim, Robson Olivino-
dc.contributor.referee3Spinelli, Juçara-
dc.creatorBerto, Eliezer-
dc.date2016-12-02-
dc.date.accessioned2017-08-03T19:46:11Z-
dc.date.available2017-08-03T19:46:11Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/861-
dc.description.abstractThis work deals with a field and bibliographical research about the student commuting movements at university level, having as object of study this practice in the municipality of Ponte Preta - RS. The main objective of this study is the analysis of the gratuitous university transport policy implemented by the municipal public authority in the year 2013, seeking reasons that condition the daily commuting migration to obtain the training, as well as the impacts of this movement for the users of the Transportation and to the minicipality. In order to answer such questions, we work with bibliographies focused on commuting movements and university transportation at Federal, State and Municipal levels. Next we bring a brief study about the municipality targeted by our research where we dwell on history, and local geography. With the documentary analysis we constructed a case study about the evolution of the service rendering, as well as the changes in the Laws that govern its execution in the Municipal scope. The field survey turned to a questionnaire answered by users, and interviews with managers. We hypothesize that the practice of pendular migration occurs mainly due to the family residence in the municipality of Ponte Preta - RS, and about the supposed impacts that refer to the maintenance of the migrants in the municipality, thus avoiding the exodus, both rural and urban, Of the training population. From the study, we realized that there is a set of operant reasons that condition the students of the bridge to move daily to other municipalities instead of the residence in the place of study. Among the most important aspects we have family residence, employment and low cost of living when comparing with the city of study and free university transportation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma pesquisa de campo e bibliográfica acerca dos movimentos pendulares estudantis em nível universitário, tendo como objeto de estudo esta prática no municípios de Ponte Preta - RS. O objetivo primordial deste estudo se refere à análise da política da gratuidade de transporte universitário implantada pelo poder público municipal no ano de 2013, buscando razões que condicionam a migração pendular diária para a obtenção da formação, bem como os impactos deste movimento para os usuários do transporte e para a municipalidade. Para atender tais questionamentos, trabalhamos com bibliografias voltadas aos movimentos pendulares e ao transporte universitário no âmbito Federal, Estadual e Municipal. Em seguida trazemos um breve estudo referente ao município alvo de nossa pesquisa onde nos detemos a história, e a geografia local. Com a análise documental construímos um estudo de caso acerca da evolução da prestação do serviço, bem como as alterações nas Leis que regem a sua execução no âmbito Municipal. A pesquisa de campo se voltou a um questionário respondido por usuário, e entrevistas com gestores. Elencamos como hipóteses que a prática da migração pendular ocorre principalmente devido à residência da família no município de Ponte Preta - RS, e, acerca dos impactos supomos que se referem à manutenção dos migrantes no município, evitando assim o êxodo, tanto rural quanto urbano, da população que realiza formação. A partir dos estudo realizado, percebemos que existe um conjunto de razões operantes que condicionam os estudantes pontepretenses a se deslocarem diariamente a outros municípios ao em vez da residência no local de estudo. Dentre aos aspectos que mais pontuam temos residência da família, emprego e baixo custo de vida ao se comparar com o da cidade onde estuda e a gratuidade do transporte universitário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-08-03T16:06:14Z No. of bitstreams: 1 BERTO.pdf: 3817258 bytes, checksum: 6a40e123707630f25c6f4e1bed0336b9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte universitáriopt_BR
dc.subjectMigração pendularpt_BR
dc.subjectGestão de recursospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titlePolítica pública do transporte universitário: um estudo acerca dos impactos dos movimentos pendulares estudantis no município de Ponte Preta - RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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