Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8637
Tipo: | Monografia |
Título: | Metodologias ativas no ensino de geografia: experiências e contribuições do PIBID |
Autor(es): | Lourenço, Marcio |
Primeiro Orientador: | Pereira, Ana Maria de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Segundo membro da banca: | Gengnagel, Claudionei Lucimar |
Resumo: | Este trabalho busca compreender, de forma crítica e reflexiva, como os licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrantes do PIBID, experienciam e desenvolvem metodologias ativas no ensino. O problema que conduziu esta pesquisa é o que segue: Como licenciandos de geografia, vivenciam e enfrentam os desafios de incorporar práticas pedagógicas ativas em um cenário escolar muitas vezes resistente à mudança? A pesquisa utilizou metodologia qualitativa para explorar as percepções de futuros professores de Geografia da UFFS, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionário no Google Forms. O estudo envolveu a coleta e análise de dados de dez licenciandos, com posterior tabulação e representação gráfica das informações. O objetivo foi compreender, aprofundadamente, as experiências e visões desses estudantes. A pesquisa parte da constatação de que o ensino tradicional, centrado no professor e na memorização de conteúdos, ainda predomina nas salas de aula, mesmo com os avanços nas discussões sobre inovação pedagógica. Historicamente, o ensino de Geografia no Brasil priorizou práticas conteudistas, desconectadas da realidade dos alunos. Autores como Moraes e Vicentini criticam essa abordagem, por não preparar os estudantes para compreender o mundo de forma crítica. Diante disso, as metodologias ativas surgem como alternativa para promover uma aprendizagem mais significativa, que valorize o protagonismo estudantil. O PIBID tem se mostrado um espaço fértil para experimentação pedagógica, bem como a vivência na escola como docente. Os licenciandos relatam experiências positivas com abordagens como a Aprendizagem Baseada em Projetos, sala de aula invertida, ensino híbrido, jogos e debates. Essas práticas têm promovido maior engajamento dos alunos e fortalecido a aprendizagem crítica e colaborativa. O estudo conclui que, embora desafiadora, a adoção de metodologias ativas é um caminho viável e necessário para tornar o ensino de Geografia mais dinâmico, reflexivo e conectado com os desafios da sociedade atual. |
Abstract/Resumen: | This study seeks to understand, in a critical and reflective way, how undergraduate students of the Geography course at the Federal University of the Southern Border (UFFS), members of PIBID, experience and apply active teaching methodologies. The problem that led to this research is the following: How do undergraduate students of geography experience and face the challenges of incorporating active pedagogical practices in a school environment that is often resistant to change? The research used qualitative methodology to explore the perceptions of future Geography teachers at UFFS, through semi-structured interviews and a questionnaire on Google Forms. The study involved the collection and analysis of data from ten undergraduate students, with subsequent tabulation and graphic representation of the information. The objective was to understand, in depth, the experiences and views of these students. The research is based on the observation that traditional teaching, centered on the teacher and the memorization of content, still predominates in classrooms, even with advances in discussions on pedagogical innovation. Historically, Geography teaching in Brazil has prioritized content-based practices, disconnected from the reality of the students. Authors such as Moraes and Vicentini criticize this approach for not preparing students to understand the world critically. In view of this, active methodologies emerge as an alternative to promote more meaningful learning that values student protagonism. PIBID has proven to be a fertile space for pedagogical experimentation, as well as experience in school as a teacher. Undergraduate students report positive experiences with approaches such as Project-Based Learning, flipped classroom, hybrid teaching, games, and debates. These practices have promoted greater student engagement and strengthened critical and collaborative learning. The study concludes that, although challenging, the adoption of active methodologies is a viable and necessary path to make Geography teaching more dynamic, reflective, and connected to the challenges of today's society. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Metodologia de Ensino PIBID |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8637 |
Data do documento: | Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOURENÇO.pdf | 834,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.