Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8687
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Poletto, Mirian-
dc.creatorGollo, Hemeline Pafuski-
dc.date2025-07-
dc.date.accessioned2025-08-11T18:02:39Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-08-11T18:02:39Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8687-
dc.description.abstractThis research explores reading and writing in Early Childhood Education, based on experiences and pedagogical practices developed with a group of five- and six-year-old children during a supervised training. To this end, the guiding research question is: How do teaching practices with five- and six-year-old children promote learning to read and write in Early Childhood Education? The objective is to understand how such practices support the development of reading and writing skills in this stage of education. A qualitative methodology was adopted, involving bibliographic research and documentary analysis of curricular legislation and records produced throughout the internship. The data were analyzed using Bardin’s content analysis method (2016). The research is organized into three chapters, which address the methodological approach, the history of Early Childhood Education, the concepts of reading and writing based on Brazilian curricular guidelines, and pedagogical practices related to oral language, writing, reading, and literature, as developed during the internship. The findings suggest that, although teaching children to read and write is not the primary goal of Early Childhood Education, it is essential that they have access to pedagogical practices involving these skills, as they are cultural assets to which all children are entitled. However, it is crucial that such learning processes are meaningful and engaging for children, and that they occur through playful and enjoyable activities. Therefore, it is important for educators to observe and listen to children attentively and sensitively, responding to their interests and needs.pt_BR
dc.description.resumoO tema da presente pesquisa investiga a leitura e a escrita na Educação Infantil, a partir das experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas com uma turma de crianças de cinco e seis anos, durante a realização do Estágio em Educação Infantil. Para isso, o problema de pesquisa proposto, busca responder: De que maneira as práticas pedagógicas com crianças de cinco e seis anos provocam a aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil? O objetivo consiste em compreender de que maneira as práticas pedagógicas com crianças de cinco e seis anos provocam a aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil. Para isso, utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio dos procedimentos da pesquisa bibliográfica e da análise documental das legislações curriculares e dos registros produzidos durante o processo de estágio na Educação Infantil. Os dados produzidos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Desta forma, a pesquisa estrutura-se em três capítulos, que apresentam o percurso metodológico da pesquisa, o histórico da Educação Infantil, as concepções sobre leitura e escrita a partir das normativas curriculares brasileiras e às práticas pedagógicas referentes à linguagem oral, escrita e a leitura e literatura, desenvolvidas durante o estágio em Educação Infantil. A pesquisa aponta que apesar de não ser objetivo da Educação Infantil, a realização da alfabetização literal das crianças, é importante que as mesmas tenham acesso a práticas pedagógicas relacionadas à leitura e escrita, uma vez que são bens culturais das quais as crianças têm direito ao acesso. No entanto, não se pode esquecer que este processo deve ser sempre permeado de sentido e significado para as crianças, bem como desenvolvido através da ludicidade. Por isso, a importância de um olhar e uma escuta atenta e sensível ao que as crianças querem e precisam por parte das educadoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-08-06T11:58:04Z No. of bitstreams: 1 GOLLO.pdf: 7269252 bytes, checksum: 025a4a94f4001770f8d959a6c5a6f243 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-11T18:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOLLO.pdf: 7269252 bytes, checksum: 025a4a94f4001770f8d959a6c5a6f243 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T18:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOLLO.pdf: 7269252 bytes, checksum: 025a4a94f4001770f8d959a6c5a6f243 (MD5) Previous issue date: 2025-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectestágiopt_BR
dc.titleLeitura e escrita na educação infantil: experiências e práticas pedagógicas com crianças de cinco e seis anospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOLLO.pdf7,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.