Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.referee1Agazzi, Eliane Maria-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvânia Regina Pellenz-
dc.creatorDalla Corte, Vitória Salvi-
dc.date2025-07-11-
dc.date.accessioned2025-08-13T19:20:24Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.available2025-08-13T19:20:24Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8713-
dc.description.abstractThis study stems from the author’s longstanding affection for books, nurtured since childhood, and her professional experience as a teacher in the early years of elemen-tary education. The research was conducted in the library of a state public school in Erechim, Rio Grande do Sul, with the objective of analyzing whether the available chil-dren's literary collection adequately serves the needs of 1st and 2nd grade students. Beyond a descriptive inquiry, this work invites reflection on the role of the school li-brary—how it is currently used, and how it might become a more integral and dynamic part of the school’s daily routine, particularly if supported by appropriate governmental policies and recognition. The study sought to examine not only the titles available in the collection, but also their organization, accessibility, how they are borrowed, their pedagogical use by teachers, and the presence of reading-promotion activities. The research draws on theoretical contributions from authors such as Zilberman, Candido, and Abramovich, among others, as well as legal and institutional frameworks related to books, reading, and libraries, including the National Book and Reading Plan (PNLL). The investigation explored the history of the school library, the processes through which books are acquired, and the influence of public policies on these dynamics. Early contact with literature plays a crucial role in fostering imagination, language deve-lopment, creativity, and a lifelong appreciation for reading. In this sense, the library should be understood not merely as a physical space, but as a living, engaging envi-ronment in the educational experience of children. The findings indicate that, when equipped with a diverse, accessible, and age-appropriate collection, the school library has the potential to become a transformative and inspiring space for young learners.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, teve origem no encantamento da autora pelos livros desde a infância e em sua vivência como professora das séries iniciais. A pesquisa foi realizada na biblioteca de uma escola pública estadual de Ere-chim/RS, com o objetivo de analisar se o acervo literário infantil disponível atende de forma adequada os alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho representa, também, um convite à reflexão sobre como esse espaço é utilizado e como pode se tornar ainda mais presente no cotidiano escolar, caso haja a valorização necessária vinda dos órgãos governamentais. O estudo buscou compreender não apenas quais obras estão disponíveis, mas também como são organizadas, empres-tadas, utilizadas pelos professores e se há propostas de atividades que incentivem a leitura. Foram consultados autores como Zilberman, Candido e Abramovich, entre ou-tros. Consultou-se, também, leis e regulamentos sobre livro, leitura e biblioteca, como Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL/2011). Foram investigadas: a história da bi-blioteca, a forma como os livros chegam até ela e o papel das políticas públicas nesse processo. O contato com a literatura desde a infância estimula a imaginação, a lingua-gem, a criatividade e o gosto pela leitura, utilizando uma abordagem exploratória, com-binando pesquisa bibliográfica e documental, sendo assim uma pesquisa quali-quan-titativa. Os resultados da pesquisa indicam que, mais do que um espaço físico, a bi-blioteca precisa ser vivenciada pelas crianças. Ao longo da pesquisa, constatou-se que a biblioteca escolar pode ser um espaço mágico e transformador, desde que conte com um acervo variado, acessível e adequado à realidade dos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-08-12T17:43:18Z No. of bitstreams: 1 CORTE.pdf: 1051064 bytes, checksum: 768f078576cf3c6fc72c9526ce4990a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-13T19:20:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORTE.pdf: 1051064 bytes, checksum: 768f078576cf3c6fc72c9526ce4990a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-13T19:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORTE.pdf: 1051064 bytes, checksum: 768f078576cf3c6fc72c9526ce4990a9 (MD5) Previous issue date: 2025-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolar,pt_BR
dc.subjectestudantes,pt_BR
dc.subjectpolíticas públicas,pt_BR
dc.subjectliteratura,pt_BR
dc.subjectescola pública.pt_BR
dc.titleO acervo literário infantil da biblioteca de uma escola pública estadual de Erechim/RS: estudo da oferta e adequabilidade aos estudantes de primeiro e segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORTE.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.