Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8733
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Söthe, Ari-
dc.creatorCardoso, Érica-
dc.date2025-07-04-
dc.date.accessioned2025-08-22T13:06:08Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-22T13:06:08Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8733-
dc.description.abstractAcademic dropout represents one of the main challenges faced by Brazilian higher education institutions, compromising student education and generating significant social, economic, and institutional impacts. The early departure of undergraduate students constitutes a waste of public resources and weakens educational quality indicators. In this context, it becomes essential to understand the causes of the phenomenon and to implement effective mitigation actions. This study aimed to analyze academic dropout in the Administration program at the Federal University of Fronteira Sul – Chapecó Campus, considering its causes and the mitigation strategies adopted between the semesters of 2020/2 and 2024/2. The research employed a quantitative and qualitative approach, based on the analysis of institutional data, application of questionnaires to dropout students, and interviews with the course coordination and the mitigation committee. The results indicated a cumulative dropout rate of 48.15%, with a predominance of non-formalized withdrawals. The main factors identified were strikes, faculty demotivation, lack of didactic skills by professors, work overload related to professional activity, change of residence, indecision regarding career choice, and frustration with the initial expectations of the course. Although some local mitigation actions were identified – such as initial contact with incoming students, informal monitoring of at-risk students, flexibilization of final paper evaluation boards, and encouragement of participation in academic projects – these initiatives occur sporadically and are not systematized, highlighting the lack of more structured institutional policies. As a contribution, complementary and low-cost strategies were proposed for immediate application, including academic monitoring, student welcoming programs, encouragement of pedagogical innovation, faculty qualification, expansion of opportunities in institutional projects, creation of a digital communication channel, and development of an institutional action plan. It is concluded that retention in higher education requires coordinated and continuous actions that integrate pedagogical, social, psychological, and financial support throughout the academic journey.pt_BR
dc.description.resumoA evasão acadêmica representa um dos principais desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior brasileiras, comprometendo a formação dos estudantes e gerando impactos sociais, econômicos e institucionais significativos. A saída precoce de discentes dos cursos de graduação configura um desperdício de recursos públicos e fragiliza os indicadores de qualidade educacional. Nesse contexto, tornase fundamental compreender as causas do fenômeno e implementar ações eficazes de mitigação. Este trabalho teve como objetivo analisar a evasão acadêmica no curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, considerando suas causas e as ações de enfrentamento adotadas entre os semestres de 2020/2 e 2024/2. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa e qualitativa, com base na análise de dados institucionais, aplicação de questionário a estudantes evadidos e realização de entrevistas com a coordenação do curso e a comissão de mitigação. Os resultados indicaram uma taxa acumulada de evasão de 48,15%, com predominância de desligamentos não formalizados. Entre os principais fatores identificados estão greves, desmotivação docente, ausência de didática por parte dos professores, sobrecarga de trabalho vinculada à atividade profissional, mudança de residência, indecisão quanto à escolha profissional e frustração em relação às expectativas iniciais do curso. Embora existam ações locais de enfrentamento – como o contato inicial com ingressantes, o monitoramento informal de estudantes em risco, a flexibilização das bancas de TCC e o estímulo à participação em projetos acadêmicos – tais iniciativas ocorrem de forma pontual e não sistematizada, evidenciando a carência de políticas institucionais mais estruturadas. Como contribuição, foram propostas estratégias complementares de baixo custo e aplicação imediata, incluindo monitoramento acadêmico, acolhimento estudantil, incentivo à inovação pedagógica, qualificação docente, ampliação de oportunidades em projetos institucionais, criação de um canal digital de comunicação e elaboração de um plano de ação institucional. Conclui-se que a permanência no ensino superior demanda ações coordenadas e contínuas, que integrem suporte pedagógico, social, psicológico e financeiro ao longo de toda a trajetória acadêmicapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-19T18:27:57Z No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 3038418 bytes, checksum: 329e8bf661ab923928c99c97fccb914a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-22T13:06:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 3038418 bytes, checksum: 329e8bf661ab923928c99c97fccb914a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T13:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARDOSO.pdf: 3038418 bytes, checksum: 329e8bf661ab923928c99c97fccb914a (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectMitigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEvasão acadêmica: estudo das causas e das ações de mitigação no curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecópt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARDOSO.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.