Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8740
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Beltrame, Lisaura Maria-
dc.creatorGirotto, Francieli-
dc.creatorSouza, Mel de-
dc.date2025-06-30-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:25:15Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-22T14:25:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8740-
dc.description.resumoA temática abordada neste artigo é a relação da imaginação com a brincadeira de faz de conta na educação infantil, levando em consideração a perspectiva histórico-cultural e o que os estudos de 2014 a 2024 nos revelam. A pesquisa analisou o processo da imaginação e a brincadeira de faz de conta na educação infantil, com base na perspectiva histórico-cultural, utilizando artigos, dissertações e teses disponíveis no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) publicados nos últimos anos. Este estudo teve como orientadora a prof. Drª Lisaura Maria Beltrame, membro do grupo de estudos GEPEVI. O objetivo geral deste estudo é buscar, através de artigos, dissertações e teses relacionados à temática, o processo de imaginação e brincadeira de faz de conta na educação infantil anos entre 2014 a 2024; e os objetivos específicos foram: Estudar de que forma os estudos teóricos da perspectiva histórico-cultural explicam sobre o processo de construção da imaginação da criança; compreender a relação do processo de imaginação com o brincar de faz de conta e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil; identificar em artigos, dissertações e teses a temática imaginação e brincadeira de faz de conta na educação infantil, ancorando-se na perspectiva histórico-cultural. A pesquisa buscou compreender de forma profunda a relação que existe entre a imaginação e a brincadeira de faz de conta nos espaços da educação infantil. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com critérios investigativos a partir de descritores, como: Imaginação, brincadeira de faz de conta, perspectiva histórico-cultural e educação infantil. Nossos resultados apontaram, a presença de alguns artigos sobre a imaginação e a brincadeira de faz de conta e duas dissertações, e uma tese sobre a imaginação e o processo criativo. Os estudos ressaltaram a importância da perspectiva histórico-cultural evidenciando a imaginação e a brincadeira de faz de conta como primordiais para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, em que a brincadeira se torna ferramenta que expressa e internaliza o mundo social e cultural que se insere, tendo em vista que são atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Os resultados comprovaram também a importância da imaginação e da presença da brincadeira de faz de conta em contextos da educação infantil, bem como evidenciaram como esses processos (imaginação e brincar de faz de conta) contribuem para elevar as funções psíquicas superiores e formação do pensamento da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-13T13:46:57Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 459697 bytes, checksum: 3fdddc1bf9335d0b8e83eb418bb5b98f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-22T14:25:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 459697 bytes, checksum: 3fdddc1bf9335d0b8e83eb418bb5b98f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T14:25:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 459697 bytes, checksum: 3fdddc1bf9335d0b8e83eb418bb5b98f (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImaginação infantilpt_BR
dc.subjectBrincar de faz-de-contapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA relação da imaginação com a brincadeira faz de conta na educação infantil, sob o olhar da perspectiva histórico-cultural: o que os últimos estudos nos revelam?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUZA.pdf448,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.