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Tipo: Monografia
Título: Estratégias de marketing de relacionamento: fidelização de clientes para uma loja de produtos naturais e suplementos
Autor(es): Sehn, Jamile Bertolini
Primeiro Orientador: Locatelli, Débora Regina Schneider
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as estratégias de marketing de relacionamento adotadas pela Divina Terra Chapecó para a fidelização de clientes e propor melhorias. Os objetivos específicos são: verificar as práticas atuais de marketing de relacionamento na Divina Terra Chapecó; identificar a percepção dos clientes a respeito do marketing de relacionamento adotado pela loja; reconhecer os pontos críticos do marketing de relacionamento na empresa; e propor melhorias para o marketing de relacionamento da loja. Com base em conceitos de marketing de relacionamento, fidelização e ferramentas como CRM (customer relationship management) e redes sociais, a pesquisa combina métodos qualitativos e quantitativos, caracterizando-se como um estudo de caso, com objetivos exploratórios e descritivos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, contando com uma amostra de 95 clientes, através de entrevista semiestruturada com as gestoras e ainda, contou com a observação. Os dados provenientes do questionário foram analisados através da estatística descritiva, valendo-se de fórmulas e gráficos do Microsoft Excel e do Software PSPP. A entrevista foi analisada por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram pontos fortes e fragilidades nas práticas de marketing de relacionamento da empresa, destacando-se a necessidade de maior personalização no atendimento, ampliação do uso estratégico das ferramentas digitais e fortalecimento das ações de fidelização. Com base nessas informações, foram propostas melhorias que visam aprimorar o relacionamento com os clientes e potencializar o crescimento da loja.
Abstract/Resumen: This research aims to evaluate the relationship marketing strategies adopted by Divina Terra Chapecó for customer loyalty and to propose improvements. The specific objectives are: to verify the current relationship marketing practices at divina terra chapecó; to identify customers' perceptions regarding the relationship marketing adopted by the store; to recognize the critical points of the company's relationship marketing; and to propose improvements for the store's relationship marketing strategies. Based on concepts of relationship marketing, customer loyalty, and tools such as CRM (customer relationship management) and social media, the research combines qualitative and quantitative methods, being characterized as a case study with exploratory and descriptive objectives. Data collection was performed through a questionnaire applied to a sample of 95 customers, a semi-structured interview with the managers, and observation. The data from the questionnaire were analyzed using descriptive statistics, with formulas and charts generated in Microsoft Excel and the PSPP Software. The interview was analyzed through content analysis. The results indicated strengths and weaknesses in the company's relationship marketing practices, highlighting the need for greater personalization in customer service, expanded strategic use of digital tools, and strengthening of loyalty actions. Based on this information, improvements were proposed to enhance customer relationships and boost the store's growth.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Marketing estratégico
Marketing de serviço
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8748
Data do documento: 2025
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