Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/874
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Caprara, Bernardo | - |
dc.contributor.referee2 | Dourado, Ivam Penteado | - |
dc.creator | Sielski, Adriele Terezinha | - |
dc.date | 2016-12-05 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T13:05:07Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04 | - |
dc.date.available | 2017-08-15T13:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/874 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Sociologia nas escolas estaduais do município de Erechim, Rio Grande do Sul. A disciplina de Sociologia pode ser considerada legal, com a alteração do art. 36 da Lei nº. 9.394/1996, em 2008, ficando estabelecida a obrigatoriedade da disciplina nos três anos do Ensino Médio. A disciplina de Sociologia passa por situações de desvalorização no currículo escolar, sendo que este trabalho traz como discussão central a proposição de argumentos que buscam legitimar a disciplina na escola. Com a intermitência da disciplina de Sociologia na escola e sua desconsideração, o problema da discussão de sua legitimidade nas escolas estaduais de Erechim, relacionado à formação dos professores que estão lecionando Sociologia nas escolas, se constitui no principal problema desta investigação. Nesse intento, é apresentado o processo de inclusões e exclusões da Sociologia na Educação Básica, ou seja, entra toda a discussão da presença e ausência da disciplina na escola. Em seguida, são discutidas as questões legais relacionadas à legitimidade da disciplina, seguida de uma análise do perfil dos professores que lecionam a disciplina de Sociologia na região da 15º Coordenadoria Regional de Educação, em especial daqueles que lecionam a disciplina no ano de 2016 nas escolas estaduais de Erechim. A pesquisa está amparada em revisão bibliográfica associada à coleta de dados referentes ao perfil dos professores que lecionam Sociologia nas escolas estaduais de Erechim no ano de 2016. A Sociologia é vista como uma disciplina importante para o desempenho dos alunos e a reflexão do cotidiano. Nessa conjuntura, a disciplina está passando por um processo de legitimidade com relação à aquisição de alguns instrumentos, como o livro didático. Além disso, merece atenção especial a formação dos professores que lecionam Sociologia em um contexto de possível retrocesso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-04T12:17:02Z No. of bitstreams: 1 SIELSKI.PDF: 1079205 bytes, checksum: 2ca73a97235c31094c23c70186659d47 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-15T13:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIELSKI.PDF: 1079205 bytes, checksum: 2ca73a97235c31094c23c70186659d47 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-15T13:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIELSKI.PDF: 1079205 bytes, checksum: 2ca73a97235c31094c23c70186659d47 (MD5) Previous issue date: 2017-08-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Sociologia no ensino médio : desafios para sua legitimidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SIELSKI.PDF | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.