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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Caprara, Bernardo-
dc.contributor.referee2Dourado, Ivam Penteado-
dc.creatorSielski, Adriele Terezinha-
dc.date2016-12-05-
dc.date.accessioned2017-08-15T13:05:07Z-
dc.date.available2017-01-04-
dc.date.available2017-08-15T13:05:07Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/874-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Sociologia nas escolas estaduais do município de Erechim, Rio Grande do Sul. A disciplina de Sociologia pode ser considerada legal, com a alteração do art. 36 da Lei nº. 9.394/1996, em 2008, ficando estabelecida a obrigatoriedade da disciplina nos três anos do Ensino Médio. A disciplina de Sociologia passa por situações de desvalorização no currículo escolar, sendo que este trabalho traz como discussão central a proposição de argumentos que buscam legitimar a disciplina na escola. Com a intermitência da disciplina de Sociologia na escola e sua desconsideração, o problema da discussão de sua legitimidade nas escolas estaduais de Erechim, relacionado à formação dos professores que estão lecionando Sociologia nas escolas, se constitui no principal problema desta investigação. Nesse intento, é apresentado o processo de inclusões e exclusões da Sociologia na Educação Básica, ou seja, entra toda a discussão da presença e ausência da disciplina na escola. Em seguida, são discutidas as questões legais relacionadas à legitimidade da disciplina, seguida de uma análise do perfil dos professores que lecionam a disciplina de Sociologia na região da 15º Coordenadoria Regional de Educação, em especial daqueles que lecionam a disciplina no ano de 2016 nas escolas estaduais de Erechim. A pesquisa está amparada em revisão bibliográfica associada à coleta de dados referentes ao perfil dos professores que lecionam Sociologia nas escolas estaduais de Erechim no ano de 2016. A Sociologia é vista como uma disciplina importante para o desempenho dos alunos e a reflexão do cotidiano. Nessa conjuntura, a disciplina está passando por um processo de legitimidade com relação à aquisição de alguns instrumentos, como o livro didático. Além disso, merece atenção especial a formação dos professores que lecionam Sociologia em um contexto de possível retrocesso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-04T12:17:02Z No. of bitstreams: 1 SIELSKI.PDF: 1079205 bytes, checksum: 2ca73a97235c31094c23c70186659d47 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-15T13:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIELSKI.PDF: 1079205 bytes, checksum: 2ca73a97235c31094c23c70186659d47 (MD5) Previous issue date: 2017-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleSociologia no ensino médio : desafios para sua legitimidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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