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Type: Monografia
Título : Sociologia no ensino médio : desafios para sua legitimidade
Author: Sielski, Adriele Terezinha
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Caprara, Bernardo
metadata.dc.contributor.referee2: Dourado, Ivam Penteado
Resume: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Sociologia nas escolas estaduais do município de Erechim, Rio Grande do Sul. A disciplina de Sociologia pode ser considerada legal, com a alteração do art. 36 da Lei nº. 9.394/1996, em 2008, ficando estabelecida a obrigatoriedade da disciplina nos três anos do Ensino Médio. A disciplina de Sociologia passa por situações de desvalorização no currículo escolar, sendo que este trabalho traz como discussão central a proposição de argumentos que buscam legitimar a disciplina na escola. Com a intermitência da disciplina de Sociologia na escola e sua desconsideração, o problema da discussão de sua legitimidade nas escolas estaduais de Erechim, relacionado à formação dos professores que estão lecionando Sociologia nas escolas, se constitui no principal problema desta investigação. Nesse intento, é apresentado o processo de inclusões e exclusões da Sociologia na Educação Básica, ou seja, entra toda a discussão da presença e ausência da disciplina na escola. Em seguida, são discutidas as questões legais relacionadas à legitimidade da disciplina, seguida de uma análise do perfil dos professores que lecionam a disciplina de Sociologia na região da 15º Coordenadoria Regional de Educação, em especial daqueles que lecionam a disciplina no ano de 2016 nas escolas estaduais de Erechim. A pesquisa está amparada em revisão bibliográfica associada à coleta de dados referentes ao perfil dos professores que lecionam Sociologia nas escolas estaduais de Erechim no ano de 2016. A Sociologia é vista como uma disciplina importante para o desempenho dos alunos e a reflexão do cotidiano. Nessa conjuntura, a disciplina está passando por um processo de legitimidade com relação à aquisição de alguns instrumentos, como o livro didático. Além disso, merece atenção especial a formação dos professores que lecionam Sociologia em um contexto de possível retrocesso.
Palabras clave : Ensino de sociologia
Currículo escolar
Educação básica
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/874
Fecha de publicación : 4-ago-2017
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais

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