Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prsybyciem, Moises Marques-
dc.contributor.referee1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee2Chrispino, Álvaro-
dc.creatorFogaça, Sidiane de Fatima-
dc.date2025-07-25-
dc.date.accessioned2025-09-09T13:17:35Z-
dc.date.available2025-08-26-
dc.date.available2025-09-09T13:17:35Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8775-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the conceptions of teachers and administrators about school violence and coping strategies in a municipal school in Ponte Serrada/SC. The methodology employs a qualitative approach, bibliographic research with literature review, and in terms of technical procedures, it is classified as a case study. The literature review was conducted in the Thesis and Dissertation Library, referring to descriptors related to the conceptions of teachers and administrators and school violence (period from 2018 to 2023). It included semi-structured interviews conducted with a sample of two elementary school teachers, two middle school teachers, and two administrators from a municipal elementary school. The main results showed that the participants recognize the multiple expressions of violence (physical, symbolic, institutional, and structural) present in everyday school life, highlighting factors such as intolerance and disrespect. To address this, they seek different strategies and measures implemented within the school environment, such as: fostering relationships more grounded in dialogue, working with families, active listening, and lectures, among others. Furthermore, they emphasize the importance of working in conjunction with a multidisciplinary and intersectoral team as a way to address situations of violence in schools. These results contribute to understanding school violence, promoting more assertive and preventive actions and practices mediated by teachers and administrators, as well as fostering a culture of peace in schools, and encouraging discussions on this topic in teacher and administrator training.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral investigar as concepções de professores e gestores sobre violências escolares e enfrentamentos em uma escola da rede municipal de ensino de Ponte Serrada/SC. A metodologia utiliza abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica com revisão de literatura e em relação aos procedimentos técnicos, classifica-se como estudo de caso. A revisão de literatura foi realizada na Biblioteca de Teses e Dissertações, referiu-se a descritores que versavam sobre concepções de professores e gestores e violência escolar (período de 2018-2023). Abrangeu entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra composta por duas professoras dos anos iniciais, duas professoras dos anos finais e duas gestoras de uma escola municipal que oferta ensino fundamental. Os principais resultados evidenciaram que as participantes reconhecem as múltiplas expressões da violência (física, simbólica, institucional, estrutural) presentes no cotidiano escolar, destacando como seus fatores aspectos como intolerância e desrespeito. Para enfrentamento, buscam diferentes estratégias e medidas empreendidas no âmbito escolar, como: a busca de relações mais embasadas no diálogo, a articulação com as famílias, a escuta ativa, as palestras, dentre outras. Ademais, ressaltam a importância de um trabalho em articulação com a equipe multiprofissional e de caráter intersetorial como uma forma de enfrentamento às situações de violência na escola. Esses resultados contribuem para compreensão das violências escolares, para a promoção de ações e práticas mais assertivas e preventivas mediadas pelos professores e gestores, bem como a promoção de uma cultura de paz na escola, além de incentivar essas discussões sobre essa temática na formação de professores e gestores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2025-09-09T11:50:52Z No. of bitstreams: 1 FOGAÇA.pdf: 1913594 bytes, checksum: 8fdcec8da0d1ceeba5bcaa34dee8c55e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-09T13:17:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FOGAÇA.pdf: 1913594 bytes, checksum: 8fdcec8da0d1ceeba5bcaa34dee8c55e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-09T13:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOGAÇA.pdf: 1913594 bytes, checksum: 8fdcec8da0d1ceeba5bcaa34dee8c55e (MD5) Previous issue date: 2025-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectviolência escolarpt_BR
dc.subjectconcepção de professorespt_BR
dc.subjectconcepção de gestorespt_BR
dc.titleViolências escolares e enfrentamentos: o que dizem professores e gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOGAÇA.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.