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Tipo: Monografia
Título: Qualidade da educação, saberes docentes e formação de professores: um diálogo com supervisores do Pibid Geografia
Autor(es): Silva, Roselaine Iankowski Corrêa da
Primeiro Orientador: Paim, Robson Olivino
Primeiro membro da banca: Richit, Adriana
Segundo membro da banca: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Pertile, Maria de Lurdes
Resumo: O objetivo do presente trabalho está na investigação sobre a contribuição dos professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na co-formação dos novos professores de Geografia, buscando, através das ações e atividades desenvolvidas junto aos bolsistas, identificar quais e como os saberes docentes categorizados por Pimenta (1999), encontram-se relacionados ao processo formativo para a melhoria da educação com vistas à sua qualidade social. Tendo em vista essas questões, a relevância desta pesquisa está na reflexão sobre os elementos intrínsecos ou que perpassam a formação inicial dos docentes no debate sobre qualidade da educação. A formação do professor de Geografia, sob o aspecto da qualidade social da educação, traz reflexões sobre a importância da formação deste profissional, que tem co-responsabilidade no processo de formação dos cidadãos que precisam saber ler e interpretar o mundo, a partir do seu espaço de convivência e alcançar a compreensão sobre o global para intervir nas diferentes escalas espaciais. Neste sentido, a importância do Pibid como política de formação de professores apresenta-se como um instrumento para a qualificação profissional dos novos docentes. A pesquisa desenvolveu-se a partir de revisão bibliográfica e a aplicação de questionários com perguntas abertas buscando perscrutar os saberes constituídos pelos docentes supervisores do Pibid nas escolas parceiras do Subprojeto Geografia do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul. As análises dos dados coletadas nas entrevistas estão fundamentadas na categorização dos saberes segundo Pimenta (1999) e na concepção da qualidade social da educação, discutidas por autores como Dourado, Oliveira e Santos (2007); Gadotti (2013); Libâneo e Pimenta (1999); Silva (2009); Gusmão (2013) e Rebelatto e Tedesco (2012), dentre outros. Os resultados alcançados demonstram os rumos que o Programa tem tomado, sendo possível perceber a tendência das ações de co-formação para a busca da qualidade da formação e da melhoria dos resultados do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica, através da troca de experiências e do cotidiano escolar.
Abstract/Resumen: The objective of this work lies on the research into the contribution of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) supervising teachers towards co-training of new Geography teachers, seeking, through actions and activities developed with the fellows, to identify which and how the teachers’ knowledge, categorized by Pimenta (1999), are related to the training process for improving education aiming social quality. Given these issues, the relevance of this research lies on the reflection upon the intrinsic elements that pass by the initial training of teachers in the quality of education debate. The education of geography teachers, under the aspect of social quality of education, reflects on the importance of this professional training, who has co-responsibility in the training process of citizens who need to read and interpret the world, from its living space and reach a global understanding in order to intervene in different spatial scales. In this sense, the importance of Pibid, as a teacher training policy, is presented as an instrument for professional training of new teachers. The research was developed from a literature review and questionnaires with open questions seeking to scrutinize the knowledge constituted by the Pibid supervisors at the partner schools of the Geography Subproject of Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. The analysis of data collected from the interviews are based on the categorization of knowledge according to Pimenta (1999) and on the concept of social quality of education, discussed by authors such as Dourado, Oliveira and Santos (2007); Gadotti (2013); Libâneo and Pimenta (1999); Silva (2009); Gusmão (2013) and Rebelatto and Tedesco (2012), among others. The results achieved demonstrate the direction that the program has taken, noticing the trend of co-training actions for quality of training and improving the results of the teaching-learning process of basic education students, through the exchange of experiences and school routine.
Palavras-chave: Pibid
Formação de professores
Qualidade da educação
Saberes docentes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/880
Data do documento: 20-Jan-2017
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