Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8820
Type: | Monografia |
Title: | Aliando a computação desplugada e a matemática para uma aprendizagem criativa: um estudo propositivo |
Author: | Gresele, Ana Luiza Pecinato |
First advisor: | Reichert, Janice Teresinha |
Resume: | Com as emergentes tecnologias digitais, novas habilidades são imprescindíveis para viver em uma sociedade cada vez mais globalizada. Assim, a escola tem o papel de possibilitar ao aluno que desenvolva essas habilidades e prepare-se para se inserir nessa sociedade. Nesse sentido, muitas políticas públicas são pensadas e novas abordagens podem ser utilizadas em sala de aula, fazendo a escola e os professores reinventarem-se constantemente, a fim de acompanhar as recorrentes mudanças. Nessa perspectiva, surge a abordagem da Aprendizagem Criativa, que propõe possibilitar ao aluno que se envolva em Projetos, juntamente com seus Pares, a partir da motivação de assuntos de sua Paixão e que permita a ele Pensar Brincando. Esses são os “4 Ps” da Aprendizagem Criativa, os princípios norteadores para formar um pensador criativo. Com base nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver e avaliar atividades de Computação desplugadas com base nos princípios da AC, envolvendo conteúdos de frações e contemplando as habilidades do 5º ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi conduzida uma busca por trabalhos que desenvolveram iniciativas sobre a Aprendizagem Criativa aliada a conceitos da Computação desplugada em aulas de Matemática. Em sequência foi desenvolvido um estudo teórico sobre as teorias da Aprendizagem Criativa, o Construtivismo e o Construcionismo, que serviram como base para a criação dos projetos. A seção seguinte apresenta a proposição de três projetos para o 5º ano que aliam conceitos da Computação desplugada e da Aprendizagem Criativa ao conteúdo de frações para proporcionar uma melhor compreensão do assunto aos alunos. Por fim, realizou-se a avaliação de um dos projetos através de um questionário respondido de forma voluntária por professores que participam da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)1 . Os resultados apresentados foram positivos, já que demonstraram que o projeto avaliado é acessível e utiliza a abordagem da Aprendizagem Criativa. Por fim, o trabalho mostra que o projeto elaborado tem grande potencial para auxiliar no ensino de frações e, além disso, as propostas utilizam a abordagem da Aprendizagem Criativa para proporcionar momentos “mão na massa” que possibilitam aos alunos evoluírem suas capacidades de pensadores criativos. Espera-se que esse trabalho sirva de inspiração aos professores que procuram proporcionar experiências diversas aos seus alunos. |
Abstract: | With the emergence of digital technologies, new skills are essential for living in an increasingly globalized society. Thus, schools play a crucial role in enabling students to develop these skills and prepare to integrate into this society. In this context, many public policies are being developed, and new approaches can be applied in the classroom, leading schools and teachers to constantly reinvent themselves in order to keep up with ongoing changes. From this perspective arises the Creative Learning approach, which proposes that students engage in Projects, together with their Peers, motivated by their Passions, and allows them to Play while Thinking. These are the "4 Ps" of Creative Learning—the guiding principles for nurturing a creative thinker. Based on this context, the general objective of this research is to develop and evaluate unplugged computing activities grounded in the principles of Creative Learning, involving content related to fractions and addressing the skills required in the 5th grade of Elementary School. To this end, a preliminary review was conducted to identify studies that implemented Creative Learning initiatives combined with unplugged computing concepts in mathematics lessons. Subsequently, a theoretical study was developed on the theories of Creative Learning, Constructivism, and Constructionism, which served as the foundation for the creation of the projects. The following section presents the proposal of three projects for the 5th grade that combine unplugged computing concepts and Creative Learning with the content of fractions to enhance students' understanding of the subject. Finally, one of the projects was evaluated through a questionnaire voluntarily answered by teachers who are part of the Brazilian Creative Learning Network (RBAC). The results were positive, as they showed that the evaluated project is accessible and effectively uses the Creative Learning approach. Ultimately, the study demonstrates that the designed project has great potential to support the teaching of fractions. Furthermore, the proposals apply the Creative Learning approach to provide hands-on experiences that allow students to develop their skills as creative thinkers. It is hoped that this work serves as an inspiration for teachers who seek to offer diverse learning experiences to their students. |
Keywords: | Tecnologia digital Aprendizagem educacional Matemática Criatividade Divisão Ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8820 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GRESELE.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.