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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.advisor-co1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorLovera, Luís Felipe-
dc.date2025-07-16-
dc.date.accessioned2025-09-19T19:35:02Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-09-19T19:35:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8827-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar conhecimentos matemáticos presentes na prática de marceneiros tradicionais, com ênfase nos conceitos geométricos utilizados no exercício da profissão. A pesquisa foi realizada com profissionais que atuam na marcenaria, alguns deles sem escolarização formal além dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo valoriza o conhecimento construído por um grupo cultural, muitas vezes transmitido de modo informal, como parte da prática social e profissional. A marcenaria é um exemplo claro desse tipo de prática, pois os marceneiros utilizam conceitos informais de matemática para criar peças funcionais e estéticamente agradáveis. Esses conhecimentos podem ser transmitidos de geração em geração e fazem parte de uma cultura local, consolidando-se como saberes técnicos aplicados ao cotidiano do trabalho. Assim, a marcenaria, por constituir um campo para o uso ativo da matemática e seus conceitos, formalizados ou não, traz contribuições significativas para os estudos sobre a presença da matemática em contextos não escolares. Com o propósito de explorar a relação entre marcenaria e matemática, desenvolveu-se este trabalho com foco na identificação e compreensão de conceitos geométricos utilizados por marceneiros em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro marceneiros tradicionais da cidade de Quilombo, SC, que não necessariamente tiveram um contato prolongado com a escola. Para a análise dos dados, foram definidas categorias voltadas à identificação de conceitos e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da análise, constatou-se que conceitos como medidas, escalas, ângulos, cálculo de áreas e volumes, simetrias e geometria das curvas são utilizados na marcenaria por meio de técnicas desenvolvidas na prática e transmitidas oralmente. Os resultados apontam para a relevância desses saberes na identificação de habilidades da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental, que associam a matemática vivida na marcenaria com a matemática escolar. Também foram identificadas relações com as habilidades do Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-09-15T11:44:31Z No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 13182252 bytes, checksum: d33a1b0f53a9aa0706908fbbe852667e (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T19:35:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 13182252 bytes, checksum: d33a1b0f53a9aa0706908fbbe852667e (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarceneirospt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleGeometria e marcenaria: noções e conhecimentos adquiridos no exercício da atividade da marcenariapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Matemática

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