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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8827
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Binotto, Rosane Rossato | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Scheffer, Nilce Fátima | - |
dc.creator | Lovera, Luís Felipe | - |
dc.date | 2025-07-16 | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T19:35:02Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-09-19T19:35:02Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8827 | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar conhecimentos matemáticos presentes na prática de marceneiros tradicionais, com ênfase nos conceitos geométricos utilizados no exercício da profissão. A pesquisa foi realizada com profissionais que atuam na marcenaria, alguns deles sem escolarização formal além dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo valoriza o conhecimento construído por um grupo cultural, muitas vezes transmitido de modo informal, como parte da prática social e profissional. A marcenaria é um exemplo claro desse tipo de prática, pois os marceneiros utilizam conceitos informais de matemática para criar peças funcionais e estéticamente agradáveis. Esses conhecimentos podem ser transmitidos de geração em geração e fazem parte de uma cultura local, consolidando-se como saberes técnicos aplicados ao cotidiano do trabalho. Assim, a marcenaria, por constituir um campo para o uso ativo da matemática e seus conceitos, formalizados ou não, traz contribuições significativas para os estudos sobre a presença da matemática em contextos não escolares. Com o propósito de explorar a relação entre marcenaria e matemática, desenvolveu-se este trabalho com foco na identificação e compreensão de conceitos geométricos utilizados por marceneiros em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro marceneiros tradicionais da cidade de Quilombo, SC, que não necessariamente tiveram um contato prolongado com a escola. Para a análise dos dados, foram definidas categorias voltadas à identificação de conceitos e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da análise, constatou-se que conceitos como medidas, escalas, ângulos, cálculo de áreas e volumes, simetrias e geometria das curvas são utilizados na marcenaria por meio de técnicas desenvolvidas na prática e transmitidas oralmente. Os resultados apontam para a relevância desses saberes na identificação de habilidades da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental, que associam a matemática vivida na marcenaria com a matemática escolar. Também foram identificadas relações com as habilidades do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-09-15T11:44:31Z No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 13182252 bytes, checksum: d33a1b0f53a9aa0706908fbbe852667e (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marceneiros | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Geometria e marcenaria: noções e conhecimentos adquiridos no exercício da atividade da marcenaria | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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