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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8827
Tipo: | Monografia |
Título: | Geometria e marcenaria: noções e conhecimentos adquiridos no exercício da atividade da marcenaria |
Autor(es): | Lovera, Luís Felipe |
Primeiro Orientador: | Binotto, Rosane Rossato |
Primeiro coorientador: | Scheffer, Nilce Fátima |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar conhecimentos matemáticos presentes na prática de marceneiros tradicionais, com ênfase nos conceitos geométricos utilizados no exercício da profissão. A pesquisa foi realizada com profissionais que atuam na marcenaria, alguns deles sem escolarização formal além dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo valoriza o conhecimento construído por um grupo cultural, muitas vezes transmitido de modo informal, como parte da prática social e profissional. A marcenaria é um exemplo claro desse tipo de prática, pois os marceneiros utilizam conceitos informais de matemática para criar peças funcionais e estéticamente agradáveis. Esses conhecimentos podem ser transmitidos de geração em geração e fazem parte de uma cultura local, consolidando-se como saberes técnicos aplicados ao cotidiano do trabalho. Assim, a marcenaria, por constituir um campo para o uso ativo da matemática e seus conceitos, formalizados ou não, traz contribuições significativas para os estudos sobre a presença da matemática em contextos não escolares. Com o propósito de explorar a relação entre marcenaria e matemática, desenvolveu-se este trabalho com foco na identificação e compreensão de conceitos geométricos utilizados por marceneiros em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro marceneiros tradicionais da cidade de Quilombo, SC, que não necessariamente tiveram um contato prolongado com a escola. Para a análise dos dados, foram definidas categorias voltadas à identificação de conceitos e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da análise, constatou-se que conceitos como medidas, escalas, ângulos, cálculo de áreas e volumes, simetrias e geometria das curvas são utilizados na marcenaria por meio de técnicas desenvolvidas na prática e transmitidas oralmente. Os resultados apontam para a relevância desses saberes na identificação de habilidades da Educação Básica, principalmente do Ensino Fundamental, que associam a matemática vivida na marcenaria com a matemática escolar. Também foram identificadas relações com as habilidades do Ensino Médio. |
Palavras-chave: | Marceneiros Geometria Matemática aplicada Ensino fundamental Ensino médio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8827 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
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