Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Rosane Rossato-
dc.creatorTidor, Carl Rebu-
dc.date2025-07-16-
dc.date.accessioned2025-09-19T19:42:02Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-09-19T19:42:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8829-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos as contribuições das tecnologias digitais no ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio, a partir da percepção de professores da Educação Básica de Chapecó (SC) e região. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 10 docentes e revelou que, apesar da boa formação acadêmica e experiência dos participantes, o uso de recursos como planilhas eletrônicas, calculadoras financeiras e simuladores online ainda é limitado por falta de infraestrutura e formação específica, entre outros desafios e limitações tais como, insegurança com o uso das tecnologias, pouco tempo de aula, falta de apoio da escola, alunos despreparados e currículo desconectado das tecnologias. Como contribuições ao uso de tecnologias no ensino de Matemática Financeira destacamos: facilidade nos cálculos, visualização, compreensão, contextualização prática, engajamento, motivação, desenvolvimento da autonomia, protagonismo e potencial para inclusão pedagógica. Concluímos que, mesmo com os desafios apontados, os professores reconhecem o potencial das tecnologias para tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, mostrando a necessidade de investimentos e capacitação docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-09-11T15:12:46Z No. of bitstreams: 1 TIDOR.pdf: 1005655 bytes, checksum: f1e6a2873e81839c5df891893e2e24d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-19T19:42:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TIDOR.pdf: 1005655 bytes, checksum: f1e6a2873e81839c5df891893e2e24d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T19:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TIDOR.pdf: 1005655 bytes, checksum: f1e6a2873e81839c5df891893e2e24d1 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais no ensino: uma abordagem em matemática financeirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIDOR.pdf982.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.