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Tipo: Monografia
Título: O uso de tecnologias digitais no ensino: uma abordagem em matemática financeira
Autor(es): Tidor, Carl Rebu
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: Neste trabalho analisamos as contribuições das tecnologias digitais no ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio, a partir da percepção de professores da Educação Básica de Chapecó (SC) e região. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 10 docentes e revelou que, apesar da boa formação acadêmica e experiência dos participantes, o uso de recursos como planilhas eletrônicas, calculadoras financeiras e simuladores online ainda é limitado por falta de infraestrutura e formação específica, entre outros desafios e limitações tais como, insegurança com o uso das tecnologias, pouco tempo de aula, falta de apoio da escola, alunos despreparados e currículo desconectado das tecnologias. Como contribuições ao uso de tecnologias no ensino de Matemática Financeira destacamos: facilidade nos cálculos, visualização, compreensão, contextualização prática, engajamento, motivação, desenvolvimento da autonomia, protagonismo e potencial para inclusão pedagógica. Concluímos que, mesmo com os desafios apontados, os professores reconhecem o potencial das tecnologias para tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, mostrando a necessidade de investimentos e capacitação docente.
Palavras-chave: Matemática financeira
Professores
Ensino fundamental
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8829
Data do documento: 2025
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