Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8855
Type: Dissertação
Título : Desigualdades e discurso meritocrático: uma análise bibliográfica interdisciplinar sobre a (re)produção da classe média no Brasil
Author: Bazi, Cláudia Facioli
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
metadata.dc.contributor.referee2: Caprara, Bernardo Mattes
Resume: A dissertação apresentada tem como objetivo compreender a partir da mobilização de referências teóricas interdisciplinares, em que medida o capital cultural explica a reprodução de privilégios da classe média brasileira em um cenário de desigualdades sociais e apelo meritocrático. Dessa forma, em consonância com os princípios do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, e da Linha de Pesquisa 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas , realizou-se uma pesquisa de natureza teórica com abordagem qualitativa, interdisciplinar, abordando áreas como economia, através da análise de dados e pesquisas do IBGE, sociologia analisada a partir das obras de Jessé Souza, Pierre Bourdieu, Lilia Moritz e Heloisa Starling, Livia Barbosa e Erick Olin Wright, no campo da filosofia foram utilizadas obras de autores como Michael J. Sandel e entre outros. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em três capítulos que, respectivamente, abordaram: a formação da sociedade brasileira e a construção da desigualdade estrutural, estratificação social e classes sociais, especialmente, os lugares material e simbólico da classe média e, por fim, uma abordagem sobre a meritocracia, trazendo, inicialmente, um exercício de estado do conhecimento no intuito de mapear as pesquisas sobre o tema, além de uma análise teórica sobre a meritocracia. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Brasil é um país estratificado, que apresenta múltiplas desigualdades, mas o objeto dessa pesquisa compreende desigualdades econômicas e desigualdades educacionais (estratificação horizontal e vertical). A classe média, objeto desta pesquisa, se mantém e reproduz privilégios por meio da utilização dos capitais, em especial, do capital cultural, porquanto a aderência à escolarização e a capacidade de criação de um habitus prospectivo geram potencial competitivo e vantagens econômicas. A meritocracia, concebida como a ideologia espontânea do capitalismo, se firma com a ideia de promover a igualdade de oportunidades. No entanto, acaba por legitimar e naturalizar desigualdades sociais, ao sugerir que o indivíduo é o único responsável por seu (in)sucesso, ignorando barreiras sociais que permeiam os destinos dos sujeitos. Nessa perspectiva, o discurso meritocrático cria aderência na classe média na medida em que justifica seus privilégios para serem moralmente aceitáveis. Assim, apropriando-se do discurso meritocrático, a classe média cria uma narrativa que afasta a visualização de uma posição privilegiada de classe.
Resumen : The presented dissertation aims to understand, based on the mobilization of interdisciplinary theoretical references, to what extent cultural capital explains the reproduction of privileges of the Brazilian middle class in a context of social inequalities and meritocratic appeal. In this way, in accordance with the principles of the Interdisciplinary Graduate Program in Human Sciences and Line of Research 2: Education, Cultures, and Contemporary Citizenships, a theoretical research with a qualitative, interdisciplinary approach was conducted, covering areas such as economics through the analysis of data and research from IBGE, sociology analyzed through the works of Jessé Souza, Pierre Bourdieu, Lilia Moritz, Heloisa Starling, Livia Barbosa, and Erick Olin Wright. In the field of philosophy, works by authors such as Michael J. Sandel and others were used.The research was structured into three chapters, which respectively addressed: the formation of Brazilian society and the construction of structural inequality, social stratification and social classes—particularly the material and symbolic positions of the middle classes—and finally, an approach to meritocracy, initially providing a state-of-knowledge exercise to map research on the topic, along with a theoretical analysis of meritocracy.The results demonstrated that Brazil is a stratified country with multiple inequalities. However, the focus of this research encompasses economic inequalities and educational inequalities (horizontal and vertical stratification). The middle class, the object of this study, maintains and reproduces privileges through the use of capitals, especially cultural capital, since adherence to schooling and the capacity to create a prospective habitus generate competitive potential and economic advantages. Meritocracy, conceived as the spontaneous ideology of capitalism, is based on the idea of promoting equal opportunities. However, it ultimately legitimizes and naturalizes social inequalities by suggesting that individuals are solely responsible for their (lack of) success, ignoring social barriers that influence individuals' destinies. From this perspective, the meritocratic discourse resonates with the middle class insofar as it justifies their privileges as morally acceptable. Thus, by appropriating meritocratic discourse, the middle class constructs a narrative that obscures the perception of their privileged class position.
Palabras clave : Meritocracia.
Desigualdade Social.
Classe Média.
Capital Cultural.
Privilégios.
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8855
Fecha de publicación : ago-2025
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BAZI.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.