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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8859| Type: | Dissertação |
| Title: | As tecnologias digitais da informação e comunicação no processo inclusivo de estudantes com transtorno do espectro autista |
| Author: | Migliorança, Thaís Halana |
| First advisor: | Pereira, Ana Maria de Oliveira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lepke, Sonize |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Machado, Juliana |
| Resume: | A presente pesquisa, intitulada “As Tecnologias Digitais Da Informação e Comunicação no processo inclusivo de estudantes com Transtorno do Espectro Autista”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), teve como propósito identificar as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para o processo de inclusão de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa esteve inserida na linha de pesquisa "Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional, sendo que a parte empírica foi realizada em uma escola privada da cidade de Erechim, no mês de maio do ano de 2025. Diante da crescente demanda por práticas inclusivas no contexto educacional e do aumento significativo de diagnósticos de TEA no ambiente escolar, esta pesquisa busca explorar o potencial das TDIC como ferramentas estimuladora da inclusão e desenvolvimento cognitivo desses estudantes no ambiente escolar regular. O foco foi entender como as TDIC podem potecializar o processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, possibilitando maior engajamento e adequação às particularidades desses alunos. A relevância do estudo reside no fato de que, embora as políticas educacionais tenham avançado em termos de inclusão escolar, ainda há lacunas significativas na formação docente e no uso de recursos pedagógicos adaptados para esses estudantes. A proposta esteve fundamentada no pressuposto de que as TDIC podem não apenas mediar o aprendizado, mas também transformar a dinâmica de interação e comunicação no ambiente escolar, respeitando as especificidades do espectro autista. A metodologia adotada na pesquisa teve abordagem qualitativa, com o emprego de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a fim de investigar o uso prático das TDIC por professores que atuam com estudantes com TEA. O estudo culminou na elaboração de um produto educacional, sendo ele um Curso do Formação Continuada para Professores que possuem esse público (TEA) diariamente em suas práticas pedagógicas. Os objetivos específicos contemplaram: caracterizar o TEA e a formação docente, identificar recursos digitais ou analógicos utilizados, conhecer a percepção dos docentes sobre a eficácia do uso de recursos digitais na promoção da aprendizagem de estudantes com TEA e elaborar e propor um curso de formação continuada para professores, sobre o uso das TDIC com alunos com TEA. A justificativa para a realização deste estudo esteve ancorada na relevância social e acadêmica do tema, uma vez que a inclusão de estudantes com TEA no ensino regular impõe desafios pedagógicos que exigem o desenvolvimento de novas abordagens e recursos educacionais. Partiu-se da premissa de que as TDIC, quando utilizadas de forma intencional e pedagógica, podem ser poderosas aliadas na promoção da inclusão escolar, favorecendo o desenvolvimento pleno das potencialidades dos alunos. Os resultados obtidos revelaram que, embora as professoras reconheçam o potencial das TDIC na inclusão de estudantes com TEA, ainda não as utilizam em suas práticas diárias devido à falta de formação específica e à carência de infraestrutura adequada. Constatou-se também uma disposição positiva para aprender e adotar tais recursos, desde que haja apoio técnico, pedagógico e investimento em formação continuada. Esses dados evidenciam a urgência de ações que promovam o uso efetivo e qualificado das tecnologias digitais no contexto da educação inclusiva. |
| Abstract: | The present research, entitled “Digital Information and Communication Technologies in the Inclusive Process of Students with Autism Spectrum Disorder”, linked to the Professional Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS). The study aimed to identify the contributions of Digital Information and Communication Technologies (DICT) to the inclusion of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is part of the research line "Pedagogical Processes, Policies, and Educational Management", and the empirical phase was conducted in a private school in Erechim during May 2025. Given the growing demand for inclusive educational practices and the increasing number of ASD diagnoses in schools, this research explores the potential of DICT as tools for stimulating inclusion and cognitive development in regular school settings. The focus was on understanding how digital technologies can be employed to personalize teaching and learning processes, fostering greater engagement and addressing the specific needs of students with ASD. The relevance of this study lies in the fact that, although educational policies have advanced toward inclusion, there are still significant gaps in teacher training and in the use of adapted pedagogical resources. The research is grounded on the premise that DICT can mediate learning and transform interaction and communication in schools, respecting the specificities of the autism spectrum. A qualitative methodology was adopted, including bibliographic, documentary, and field research to investigate the practical use of DICT by teachers working with ASD students. The study culminated in the development of an educational product — a continuing education course for teachers who work daily with ASD students. Specific objectives included: analyzing the training of teachers working with ASD students, identifying the main digital and analog resources used, and proposing a training course for these educators. The study is justified by its social and academic relevance, as the inclusion of ASD students in mainstream education presents pedagogical challenges that require new approaches and educational resources. The results showed that although teachers recognize the potential of DICT for inclusion, they do not use them regularly due to a lack of specific training and infrastructure. However, they demonstrated a willingness to learn and adopt these tools if given technical and pedagogical support and opportunities for professional development. These findings highlight the urgent need for actions that promote the effective and qualified use of digital technologies in inclusive education. |
| Keywords: | Formação de Professores; TDIC; Educação Inclusiva Transtorno do Espectro Autista. |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8859 |
| Issue Date: | Aug-2025 |
| metadata.dc.level: | Mestrado |
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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