Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8864
Type: Dissertação
Title: A formação dos(as) professores(as) de artes no contexto da educação inclusiva: uma fonte emancipatória e plural da humanidade
Author: Espich, Lucimara
First advisor: Ziesmann, Cleusa Inês
metadata.dc.contributor.referee1: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Alan Ricardo
Resume: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a formação de professores(as) de Artes e bidocentes das escolas públicas municipais de Concórdia/SC, com foco na educação inclusiva e na colaboração, de modo a compreender potencialidades e desafios para a prática pedagógica inclusiva. Tal objetivo é proposto tendo em vista a importância da promoção da inclusão escolar e do respeito às diferenças, com ênfase no desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Especial. Parte-se da compreensão de que as manifestações artísticas, enquanto expressões culturais, possibilitam a construção de um ambiente escolar mais democrático, acolhedor e sensível à diversidade, favorecendo o reconhecimento e a valorização das singularidades dos alunos. A investigação, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em análise bibliográfica, documental e em entrevistas semiestruturadas com três professores(as) de Artes da rede de Ensino Regular e três bidocentes de Educação Especial, atuantes em duas escolas da Rede Municipal de Concórdia/SC. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme proposto por Moraes e Galiazzi (2007). O referencial teórico abrange autores que discutem a formação docente, a história da Educação Especial e as políticas públicas de inclusão, bem como documentos e legislações que regulamentam o direito à educação inclusiva. Como produto educacional, foram desenvolvidas oficinas pedagógicas formativas com o tema “Artes ferramenta para a Inclusão Educacional: Estratégias e Práticas para Alunos com Deficiência”, destinadas a professores(as) de Educação Especial e de Artes. A formação, com carga horária total de 8 horas, ocorreu presencialmente ao longo de três dias na Escola Municipal GEM Maria Melânia Siqueira, com inscrições realizadas por meio do portal “Educar Web”. Os resultados apontam que as práticas artísticas, quando intencionalmente planejadas, favorecem o ensino colaborativo e a inclusão de estudantes com deficiência, contribuindo para a construção de uma escola mais equitativa, criativa e comprometida com o desenvolvimento humano em sua totalidade. Espera-se que os achados desta pesquisa possam fortalecer as práticas pedagógicas e o ensino de Artes na perspectiva da inclusão, incentivando o uso da arte como meio emancipatório e plural no contexto da Educação Especial.
Abstract: This research aims to investigate the training of teachers (as) of Arts and bidocentes municipal public schools of Concórdia/ SC, focusing on inclusive education and collaboration, in order to understand the potential and challenges for inclusive pedagogical practice. This objective is proposed in view of the importance of promoting school inclusion and respect for differences, with emphasis on the integral development of Special Education students. It is based on the understanding that artistic manifestations, as cultural expressions, enable the construction of a more democratic school environment, welcoming and sensitive to diversity, favoring the recognition and appreciation of students' singularities. The research, with a qualitative approach, is based on bibliographic analysis, documentary and semi-structured interviews with three teachers (as) of Arts from the Regular Education network and three Special Education students, working in two schools of the Municipal Network of Concórdia/ SC. For the treatment of data, it was used the Discursive Textual Analysis (DTA), as proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The theoretical framework includes authors who discuss teacher training, the history of special education and public policies for inclusion, as well as documents and legislation that regulate the right to inclusive education. As an educational product, training pedagogical workshops were developed with the theme "Arts tool for educational inclusion: strategies and practices for students with disabilities", aimed at teachers (as) of special education and arts. The training, with a total workload of 8 hours, took place in person over three days at the Municipal School GEM Maria Melânia Siqueira, with registrations made through the "Educar Web" portal. The results indicate that artistic practices, when intentionally planned, favor collaborative teaching and the inclusion of students with disabilities, contributing to the construction of a more equitable school, creative and committed to human development in its entirety. It is hoped that the findings of this research can strengthen pedagogical practices and arts teaching in the perspective of inclusion, encouraging the use of art as an emancipatory and plural medium in the context of Special Education.
Keywords: educação inclusiva;
artes na escola;
formação docente;
práticas pedagógicas;
desenvolvimento integral
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8864
Issue Date: Aug-2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESPICH.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.