Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8866| Type: | Dissertação |
| Title: | Desafios da escolarização do imigrante: uma abordagem freireana |
| Author: | Klumb, Marli |
| First advisor: | Santos, Almir Paulo dos |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Prsybyciem, Moises Marques |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Saulo Rodrigues de |
| Resume: | Esta dissertação tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores/as para o ensino-aprendizagem dos imigrantes, no contexto das escolas estaduais do Município de Concórdia SC e os desafios da escolarização. Considerando o aumento significativo do fluxo migratório no Brasil e, especificamente, no município estudado, destaca-se a importância do tema para a educação, uma vez que a presença de estudantes imigrantes nas escolas demanda ações pedagógicas inclusivas, formação docente adequada e políticas educacionais que garantam o direito à aprendizagem de quem imigra. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa, com pesquisa teórica, documental e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de escolas que possuem o Programa de Acolhimento ao Migrante e Refugiado (PARE). Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 1979), organizados em três categorias que evidenciam os sentidos atribuídos pelos professores às suas práticas e aos desafios nesse contexto. A pesquisa identificou que professores das escolas estaduais de Concórdia/SC enfrentam desafios na escolarização de estudantes imigrantes, principalmente pela falta de formação específica e barreira linguística. Apesar disso, demonstram compromisso ético e adotam práticas de acolhimento. A teoria freireana mostra-se relevante para pensar ações pedagógicas mais inclusivas. Como produto educacional da pesquisa, foi elaborado um e-book com propostas baseadas nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. |
| Abstract: | This dissertation aims to analyze the teaching approaches developed by educators for the teaching and learning of immigrant students in state schools in the municipality of Concórdia, Santa Catarina, as well as the challenges of their schooling. Considering the significant increase in migratory flows in Brazil—and specifically in the studied municipality—the relevance of the topic to education is emphasized, as the presence of immigrant students in schools demands inclusive educational actions, adequate teacher training, and educational policies that ensure the right to learning for those who migrate. The methodology employed adopts a qualitative approach, involving theoretical, documentary, and field research. Semi-structured interviews were conducted with teachers from schools participating in the Program for the Reception of Migrants and Refugees (PARE). The data were analyzed using Content Analysis (Bardin, 1979) and organized into three categories that highlight the meanings teachers attribute to their practices and the challenges they face in this context. The research found that teachers in Concórdia/SC public schools face challenges in the schooling of immigrant students, mainly due to a lack of specific training and language barriers. Nevertheless, they demonstrate ethical commitment and adopt welcoming practices. Freirean theory proved relevant for thinking about more inclusive educational actions. As an educational product of the research, an e-book was developed with proposals based on Paulo Freire’s Culture Circles. |
| Keywords: | Escolarização. Imigrantes. Paulo Freire |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8866 |
| Issue Date: | Aug-2025 |
| metadata.dc.level: | Mestrado |
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.