Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee2Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee3Valmorbida, Viviane Molossi-
dc.creatorKielb, Eliziane Gorete-
dc.date2016-12-13-
dc.date.accessioned2017-08-21T14:27:49Z-
dc.date.available2017-08-21T14:27:49Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/888-
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar as influências dos contos de fadas na construção da identidade infantil. Para isso foi construída uma metodologia, englobando duas fases de pesquisa: a primeira fase - bibliográfica -, definindo conceitos e levando em conta a literatura já existente, consolidada, referente ao tema. Na segunda fase, foram entrevistados duas docentes que atuam na Educação Infantil com turmas de idade entre 3 a 5 anos. Buscou-se fazer um estudo referente às percepções tanto das docentes, quanto das crianças e, nesse sentido, também foram feitas observações no momento em que as professoras utilizaram os contos, anotando as percepções referentes ao momento e fazendo uma conversa em grupo com as crianças, o que possibilitou ter uma visão completa da experiência com os contos. A análise dos dados trouxe importantes aspectos a serem analisados, como a trajetória, o envolvimento e a visão que as professoras têm referente à literatura, como é o trabalho com os contos no dia a dia em suas salas e as influências dos contos de fadas na construção da identidade infantil. Cabe destacar que essa influência acontece em diferentes dimensões da identidade humana: na construção de narrativas, nas emoções, nas ações, no ideais e valores da vida, na formação moral/ética. Conquanto todos os âmbitos conectam-se, as possibilidades que o conto traz podem ser mais amplas ou mais restritas, uma vez que isso se vincula à visão que o professor tem da literatura e da mediação que é feita por ele, constituindo-se importantes oportunidades de fomentar a atividade reflexiva da criança. Dessa forma o professor assume responsabilidade, enquanto mediador, de promover a reflexão e reconhecer a criança como um ser integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-08-01T15:46:22Z No. of bitstreams: 1 KIELB.pdf: 275569 bytes, checksum: 051c4fafbf1bade818db4df0338da2b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-21T14:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KIELB.pdf: 275569 bytes, checksum: 051c4fafbf1bade818db4df0338da2b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KIELB.pdf: 275569 bytes, checksum: 051c4fafbf1bade818db4df0338da2b7 (MD5) Previous issue date: 2017-01-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleConstrução da identidade infantil: a influência dos contos de fadaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KIELB.pdf269.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.