Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8891
Type: Monografia
Título : Geografias de mundos imaginários: as potencialidades do universo de Runeterra na educação geográfica
Author: Benedetti, Pedro Henrique da Costa
First advisor: Desiderio, Raphaela de Toledo
metadata.dc.contributor.referee1: Pontl, Karina Rousseng Dal
metadata.dc.contributor.referee2: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resume: Este trabalho investiga as potencialidades do universo ficcional de Runeterra, presente no jogo League of Legends e na série animada Arcane, como ferramenta didática para o ensino de Geografia. Partindo da premissa de que a cultura digital e os produtos midiáticos exercem influência na formação dos imaginários espaciais contemporâneos, a pesquisa analisa como os elementos simbólicos, narrativos e territoriais desse universo podem ser mobilizados na construção do conhecimento geográfico escolar. Fundamentado nos aportes da Geografia crítica e nas teorias da educação, o estudo articula conceitos como espaço, território, lugar, paisagem e região às representações geográficas presentes nas narrativas de Runeterra. Os procedimentos metodológicos envolveram análise qualitativa de fontes oficiais da Riot Games, especialmente a série Arcane e o site Universo, além do conhecimento prévio do autor. A pesquisa conclui que a ficção pode contribuir significativamente para o ensino de Geografia ao favorecer o pensamento crítico, a leitura do espaço e a articulação entre saberes escolares e culturais. Ao reconhecer os mundos ficcionais como instâncias formadoras de geografias possíveis, o trabalho propõe um ensino mais engajado, criativo e sensível às linguagens da juventude contemporânea.
Resumen : This study investigates the potential of the fictional universe of Runeterra, featured in the game League of Legends and the animated series Arcane, as a didactic tool for Geography teaching. Based on the premise that digital culture and media products influence the construction of contemporary spatial imaginaries, this research analyzes how symbolic, narrative, and territorial elements from this universe can be used to build geographic knowledge in schools. Grounded in critical Geography and educational theory, the study connects key concepts such as space, territory, place, landscape, and region to the geographic representations present in Runeterra’s narratives. The methodology consisted of qualitative analysis of official Riot Games sources, especially the Arcane series and the Universe website, along with the author's prior knowledge of the fictional world. The findings suggest that fiction can significantly contribute to Geography teaching by promoting critical thinking, spatial literacy, and the integration of school knowledge with students' cultural repertoires. By recognizing fictional worlds as formative instances of possible geographies, this research proposes a more engaging, creative, and culturally relevant approach to geographic education.
Palabras clave : Arcane,
Ensino de Geografia,
League of Legends (LoL),
Runeterra,
Universo Ficcional.
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8891
Fecha de publicación : jul-2025
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BENEDETTI.pdf30.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.